TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Por:   •  14/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Para aquecermos essa disciplina que traz tanta informação essencial para a construção do atendimento nutricional, vamos iniciar a seguinte discussão: a importância da avaliação nutricional para a determinação das diretrizes e condutas terapêuticas nas diversas patologias. Aqui é importante falar tanto dos métodos subjetivos como objetivos da avaliação do estado nutricional.

A avaliação do estado nutricional tem por objetivo identificar distúrbios nutricionais e possibilitar a intervenção nutricional adequada.  Dessa forma, é possível intervir adequadamente para a manutenção ou recuperação do paciente e/ou cliente. Tendo como métodos utilizados os: 

- Métodos objetivos quando compreendem exames antropométricos (peso, altura, dobras cutâneas), laboratoriais (hemoglobina, perfil lipídico, etc.) e outros mais sofisticados (densitometria, bioimpedância),

- Métodos subjetivos -  Neste caso, abarcam o exame clínico nutricional ou semiologia (sinais e sintomas clínicos nutricionais), avaliação subjetiva global e avaliação muscular subjetiva.

A avaliação nutricional subjetiva é o método clínico de avaliação do estado nutricional, que considera não apenas alterações da composição corporal, mas também alterações funcionais do paciente. É método simples, de baixo custo e não-invasivo, podendo ser realizado à beira do leito. Seu uso foi descrito pela primeira vez há quase duas décadas.

Por se tratar de método subjetivo, sua precisão depende da experiência do observador. Porém, quando usado por observadores experientes, apresenta boa precisão diagnóstica. A avaliação nutricional subjetiva foi legitimada através da validação convergente, onde o método foi comparado com outros métodos objetivos de avaliação nutricional, e da validação preditiva, mostrando que a técnica identificou pacientes de alto risco para desenvolver complicações pós-operatórias.

Com o apoio dos métodos, podem ser construídos os indicadores do estado nutricional. O nutricionista deve estar atento a todas essas condições, no sentido de potencializar a eficácia da intervenção nutricional. A diversidade de elementos a serem avaliados e considerados para escolha do método adequado à faixa etária em questão, as condições do espaço físico para o exame e a disponibilidade dos instrumentos, dentre outros quesitos.

 Considerando a variabilidade dos métodos para avaliação do estado nutricional, é necessário saber escolhê-los. Para a escolha dos métodos adequados para aplicação em determinada situação é importante a apropriação de alguns conhecimentos, tais como: distinguir uma avaliação para coletividade (pesquisa) de uma avaliação nutricional individual, pois, apesar do mesmo objetivo – correção e/ou manutenção do estado nutricional adequado –, existem métodos que são possíveis de se desenvolver em uma avaliação individual, mas que não se aplicam em populações/ coletividades; a epidemiologia do problema a ser investigado e as formas de manifestações orgânicas dos problemas nutricionais, assim como o conhecimento sobre a validade dos métodos em termos de sensibilidade e especificidade para o diagnóstico do problema nutricional a ser investigado. Ou seja, a escolha do método a ser utilizado dependerá inicialmente do objetivo da avaliação e dos problemas a serem investigados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (138.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com