TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Nutricional

Por:   •  19/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  2.002 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

        O estado nutricional é segundo a Associação Americana de Saúde Pública: “A condição de saúde de um indivíduo influenciada pelo consumo e utilização de nutrientes, e identificação pela somatória de estudos físicos, bioquímicos, clínicos e dietéticos”. A avaliação do estado nutricional é uma etapa fundamental no estudo de um paciente para que possamos verificar se o crescimento e as proporções corporais estão se afastando do padrão esperado. Assim, quanto mais avaliações, mais intervenções podem ser instituídas. A antropometria possibilita verificar dimensões físicas e a composição corporal global, classificando os indivíduos em "graus" de nutrição e adequação. É considerado um procedimento não invasivo, de baixo custo e 'fácil' operacionalização e padronização. A predição da composição corporal através da Antropometria (método objetivo) utiliza medidas relativamente simples como massa, estatura, perímetros, diâmetros ósseos e espessura das pregas adiposas. O Índice de Massa Corporal é um método de grande importância prática e mostra uma boa correlação com a mortalidade e morbilidade gerais e com a mortalidade e morbilidade relacionadas com diversas patologias.

        A balança é um dos instrumentos antropométricos, o correto é dizer que irá medir a massa e não o peso do indivíduo. Apresenta boa precisão, porém, deve-se atentar a calibragem, pois é o que mais interfere nos dados incorretos. Os adultos e adolescentes devem ser pesados descalços e usando roupas leves. Devem ser orientados a retirarem objetos pesados tais como chaves, cintos, óculos, telefones celulares e quaisquer outros objetos que possam interferir no peso total. Se for de plataforma, deve estar afastada da parede. As variações de peso em curto espaço de tempo estão mais relacionadas com retenção ou perda hídrica do que com modificação na quantidade de massa muscular ou de tecido adiposo. O peso sofre variação normal de 1,0 a 1,5 Kg entre o período da manhã e o período da noite, sem significar que é aumento de gordura. Também há a fita métrica, a qual deve conter um espaço de 10cm em branco antes de começar a contagem. Para a aferição da altura, Idealmente, o indivíduo deve encostar os calcanhares, as panturrilhas, os glúteos, as escápulas e parte posterior da cabeça (região do occipital) no estadiômetro ou parede. Quando não for possível encostar esses cinco pontos, devem-se posicionar no mínimo três deles. Cabeça erguida com um ponto fixo na altura dos olhos e calcanhares juntos.

OBJETIVOS

        Medir e verificar a altura (h), peso corporal atual (PA), perímetro do pulso (PP) e peso  usual (PU) de 2 alunas.

        Com os resultados, realizar os cálculos para obter o índice de massa corporal (IMC), avaliar o risco de comorbidades das alunas, peso ideal (PI) pelo método de FAO, BRAY, biotipo e compleição física. E a adequação de peso (%PI) e classificar o estado nutricional de cada uma.

MATERIAIS E MÉTODOS

        Os parâmetros foram medidos com a balança mecânica e eletrônica, estadiômetro fixo e móvel e fita métrica. O peso usual (habitual ou última vez medido) é usado como referência para avaliar a mudança de peso. O procedimento acontece com roupas leves e retiradas de objetos, indivíduos descalços, olhar fixado para frente, posicionamento no centro com os pés juntos, nivelamento do solo verificado e inspiração para altura. No caso do peso, medir preferencialmente no mesmo horário sempre, distribuir o peso na plataforma e após esvaziar bexiga. No caso da balança mecânica, o cursor maior e menor estará na posição correta quando o fiel estiver alinhado com a agulha do braço.

Anotar com exatidão os resultados. Para a resolução dos cálculos, foram utilizados os dados da balança mecânica e estadiômetro fixo. O peso ideal pode ser calculado a partir do IMC médio proposto pela FAO, homens 22kg/m² e mulheres 20kg/m². Também pelo IMC ideal de acordo com o sexo e a idade (BRAY). Ou então pelo biotipo, sexo e altura. Ou pela compleição óssea, que é através do perímetro do pulso e a estatura. E o peso adequado foi utilizado o peso ideal de acordo com BRAY.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Materiais

ALUNA C

ALUNA G

Balança Mecânica

65,8kg

54kg

Balança Eletrônica

65,3kg

55,1kg

Estadiômetro Fixo

1,63m

1,64m

Estadiômetro Móvel

1,62m

1,64m

Perímetro do Pulso

15,5cm

15cm

Peso Usual

60kg

56kg


IMC=
Peso (Kg) = kg/m²

             Altura² (m²)

PI= IMC médio ou ideal x altura (m) ² (FAO)

PI= (altura [cm] – 100) – biotipo

PI= IMC médio ou ideal x altura (m) ² (BRAY)

Compleição Óssea =             Estatura (cm)             .                    

                                 Circunferência do Punho (cm)

% PI ou Adequação de Peso (%) = Peso Atual x 100 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com