TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULINÁRIA DO NORTE DO BRASIL

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU BELÉM

UNIDADE QUINTINO-PA

NUTRIÇÃO

Liane Cristina Reis

Nilma Andrade

Paulo Pimentel

Raimundo Santos

Wanessa Sousa

CULINÁRIA DO NORTE DO BRASIL

BELÉM-PA

2016

Liane Reis

Nilma Andrade

Paulo Pimentel

Raimundo Santos

Vanessa Souza

CULINÁRIA DO NORTE DO BRASIL

Trabalho prático apresentado ao curso de nutrição, Faculdade Mauricio de Nassau, como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina Técnica e Dietética II

ministrado pela professora Isabelle Oliveira

BELÉM-PA

2016

Introdução

No Norte do Brasil, muito antes do Descobrimento, os índios já se alimentavam de caça, peixe, raízes, sementes, folhas e frutos oriundos dos rios e matas locais. A gastronomia da Região, no entanto, apesar de ter sofrido uma forte influência portuguesa e africana, ao longo dos séculos, ainda se baseia na cultura indígena. Essa miscigenação não gerou somente danças, lendas, superstições e demais manifestações culturais. A mistura racial deu margem ao uso de novos ingredientes, temperos, cheiros, sabores, segredos e modos de cozinhar bem distintos dos habituais, originando uma culinária bastante exótica.

REFERENCIAL TEÓRICO

As comidas típicas da Região Norte, composta pelos seguintes Estados: Acre

Amazonas, Amapá ,, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. Esses Estados possuem uma riquíssima tradição, que mesmo se modificando e recebendo influência de outras gastronomias regionais, ainda apresenta uma forte herança Indígena. Tais como: Danças típicas dos indígenas e ritmos chamam a atenção de quem passa pela Região Norte. Devido às diversidades de culinárias com condimentos e temperos diversos, típicos de produtos regionais, esses sabores têm atraído à especial atenção dos turistas. Assim, diante dessas diversidades e variação de pratos e comidas entre esses lugares, elaboramos uma pesquisa e procuramos listar os ingredientes utilizados para uma melhor preparação possível dos pratos de cada Estado.

Amazonas

Sendo o maior Estado do Brasil, recebe também culturas Indígenas, nesse Estado, o tempero amazonense é feito á base de coentro, limão, cebolinha, salsinha e sal. Além, de receber outras, influências a exemplo da cozinha Portuguesa e Africana, sendo que os alimentos são extraídos dessa riquíssima Floresta e inúmeros rios, furos e igarapés, tais como: Frutas, peixes e raízes de mandioca, são ingredientes tradicionais. E nos ensopados são usados o leite de castanha do Pará e óleos de oliva, dentre esses variados pratos, uma das culinárias bastante conhecida é o pato no Tucupi, e o pirarucu de casaca por isso são muito apreciados por turistas e migrantes dessa região Norte.

Amapá

Nesse Estado é utilizado vários ingredientes da Amazônia para ser usados nos diversos pratos, como faziam seus antepassado tais como: Camarão ao bafo, a caldeirada de Gurijuba e o Tucunaré na brasa. Os amapaenses, além desses variados pratos, têm o Açaí como sendo um famoso suco apreciadíssimo no Brasil e no exterior.

Acre

Nesse Estado, as comidas típicas herdaram ingredientes da gastronomia nordestina. Os acreanos usam como café, o mingau de bananas e tapiocas, tacacás, cuscuz de milho, quibes de macaxeira, arroz, entre outros alimentos como buchada de boi, pato no Tucupi, carne de sol, baião de dois.

Rondônia

Nesse Estado a gastronomia de seus Estados vizinhos, é feita à base de caldeirada de tucunaré, maniçoba, doce de cupuaçu e caruru, peixes e frutos do mar e seus temperos de cheiro verde, chicória e cebolinha.

Roraima

Nesse Estado, também, existe influencias de outras regiões nordestina, essa miscigenação dos roraimenses com pessoas de outros Estados, tem sofrido influencias de utilização de pratos típicos, tais como: torta de carne de sol, tapioca, mungica de peixe e paçoca de banana, além do valoroso e apreciadíssimo sucos de açaí, cupuaçu entre outros.

Pará

Nesse Estado destaca-se com preponderância, os pratos usados em utensílios de cuias, panelas de barros. Tem sua cozinha baseada na culinária indígena, com uso de ingredientes exóticos como ovos de diversos tipos de aves, caranguejo, camarão, pato no Tucupi, com uso de variados tipos de temperos como coentro, chicória, maniva, pimenta e vários tipos de ervas, são apreciados por turistas e várias outras pessoas de todas as regiões do Brasil.

TOCANTINS

Além da cultura Indígena, Esse Estado recebe em sua CULINÁRIA diversas influencias de outros Estados tais como: São Paulo, Minas Gerais e Portugal. A Caldeira de tucunaré e surubim. Os pratos típicos preparados a base de peixe, no qual é adicionado condimentos e temperos como salsa, pimenta, cebola, alho entre outros. E também, sendo feitos na folha de bananeira e com outros ingredientes, a exemplo do preparo do Peixe no Leite, e outros alimentos, os quais têm sido apreciados e por isso, atraído à atenção dos turistas que o visitam.

MATERIAS E METODOS

ARROZ PARAENSE

Técnica de preparo

200g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com