TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Políticos Nas Relações Brasil X América Do Norte

Dissertações: Riscos Políticos Nas Relações Brasil X América Do Norte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Riscos Políticos

É importante colocar na balança os riscos políticos que envolvem a internacionalização de uma empresa, visto que as relações entre os países em questão e a situação política do país na qual será aberta a empresa, afeta diretamente a viabilidade do negócio. O risco político representa a chance que um ato político tem de influenciar a economia, ou o seu mercado; e é uma ameaça como qualquer outro tipo de risco, a única diferença é que este é muito mais imprevisível e sua esfera, muito mais ampla.

Existem muitos tipos de risco político, coisas como a expropriação de empresas, tensão política doméstica, regulação de mercados, mudanças demográficas e etc. Porém, em alguns países, devido à estabilidade financeira, militar e política esses riscos são dirimidos, e alguns deles se tornam quase impossíveis de vir a acontecer; destacaremos certos riscos políticos que por mais improváveis que sejam podem vir a influenciar o nosso mercado no país (E.U.A.), riscos como terrorismo, que pode causar a destruição de propriedade, a guerra, que influenciaria todo o mercado, embargos comerciais e regulação de mercado são sempre possíveis fatores.

Ainda que nos E.U.A. a maioria dos riscos políticos sejam muito improváveis, eles não são impossíveis e sua “chegada” virá de forma brusca e inesperada; basta destacar os recentes eventos na relação entre nossos dois países (Brasil e E.U.A) para apontar como são frágeis as estruturas que mantém essa bilateralidade funcionando. Os casos recentes de espionagem que foram divulgados globalmente criaram uma tensão entre esses dois países, que vinham mantendo ao longo dos anos uma cordial relação. Isto criou, em pouco tempo, uma situação diplomática delicada, apesar da imagem anterior desse evento, ser de harmonia política.

Quando afirmamos que esses riscos são muito imprevisíveis, nos apegamos no fato de que eles são inquantificáveis, de uma natureza impossível de mensurar, e portanto não se enquadram no perfil das análises de risco normais, que estabelece padrões históricos de dados e os interpreta. Por essa razão, na maioria dos casos os riscos políticos são basicamente ignorados, com a esperança de que a situação mude; também posso destacar a contratação de um expert interno como forma de aumentar a previsibilidade das mudanças; outra ação que é comumente utilizada é o chamado “band-wagon”, que na verdade se trata de imitar as ações e reações das grandes corporações em sua área, com relação às mudanças políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com