TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESNUTRIÇÃO NO BRASIL

Por:   •  15/3/2017  •  Seminário  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         4

2. O que é desnutrição         5

2.1. Sintomas da desnutrição         5

2.2. Diagnóstico         7

2.3. Causas da desnutrição         8

2.4. Tratamento para desnutrição         9

2.5. Prevenção        11

3. A desnutrição no Brasil        12

4. Conclusão        14

4. Referências Bibliográficas        15


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar assuntos referentes à desnutrição no Brasil. A desnutrição é uma doença causada pela falta de ingestão dos nutrientes, seus sintomas podem ser cansaço, falta de concentração, dificuldades para se manter aquecido entre outros.  

O tratamento pode ser em casa, fazendo uma boa alimentação comendo principalmente frutas e verduras que há uma grande concentração de nutrientes ou tratamento hospitalar, o qual a pessoa precisa se alimentar por meio de tubos, como a sonda nasogástrica e a gastrostomia endoscópica.

A desnutrição é um problema sério que ainda assola o Brasil. Existem políticas publicas que auxiliam na erradicação dessa problemática, porém se trata de um processo longo.


  1. O que é desnutrição

Geralmente a desnutrição afeta indivíduos de baixa renda e, principalmente, crianças dos países mais pobres. Os países em desenvolvimento correspondem por 95% do total de desnutridos do planeta. Segundo Thais Pacievitch, redatora do “infoescola” a desnutrição:

é o nome que se dá à doença causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratosvitaminaslipídios e sais minerais de modo geral. Também pode ser causada pela incapacidade do organismo de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos que ingere. (Pacievitch,Thais.  . Acesso em: 28 fevereiro 2017). 

Figura 1: Desnutrição

[pic 1]

Fonte: http://www.ehow.com.br/dieta-combater-desnutricao-estrategia_64414/

  1. Sintomas da desnutrição

Dessa forma a desnutrição é uma dos principais precedentes de nascimentos de crianças abaixo do peso normal, consequentemente crianças com saúde mais frágil durante a infância, adolescência e vida adulta. A desnutrição infantil também pode estar associada ao surgimento de doenças como hipertensãodiabetes e doenças coronárias posteriormente.

Outro malefício da desnutrição está associado a limitação do progresso físico e intelectual de uma criança, assim, essa patologia pode comprometer todo o seu desenvolvimento, como explana a redatora:

As complicações decorrentes da desnutrição podem ser: anemia severa, diminuição da secreção do ácido clorídrico (que tem, entre algumas funções, a capacidade de “esterilizar” o que comemos) no estômago e, em função disso, proliferação de bactérias (fato que já predispõe a um número maior de doenças), resposta muito lenta do sistema imunológico, visto que o organismo não possui nutrientes para produzir células de defesa e perda de massa por parte de vários músculos, no caso do coração, isto pode acarretar em morte. (Pacievitch,Thais.  . Acesso em: 28 fevereiro 2017).

Isto posto, essa enfermidade pode levar a morte, assim, deve ser prevenida e tratada, devido sua importância/seriedade nos números do país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a desnutrição contribui com mais de um terço das mortes de crianças no mundo.

A desnutrição leva a perda de peso corporal e a inúmeros outros sintomas como: a diarreia frequente, o cansaço excessivo, falta de força e energia, a incapacidade de realizar tarefas rotineiras.  a dificuldade de concentração a falta de apetite, a anemia, a diminuição da temperatura corporal, a apatia ou irritabilidade, os inchaços generalizados, podendo até levar ao enfraquecimento do sistema imune, resultando em infecções frequentes.

Em crianças, sinais de desnutrição podem incluir a incapacidade de concentração, o aumento da irritabilidade e o crescimento atrofiado. Em casos de desnutrição aguda grave, podem ocorrer inchaços do estômago, da face e das pernas, além de mudança na pigmentação da pele.


  1. Diagnóstico

A desnutrição é detectada quando comparados o peso e a altura padrão de uma amostra ou pela mensuração da circunferência da parte superior do braço de uma criança.

Figura 2: Diagnosticando a desnutrição

[pic 2]

Fonte: http://www.mundodastribos.com/desnutricao-consequencias-sintomas.html

Quando as medidas insuficientes continuam, por não manterem uma dieta apropriada, as crianças param de crescer e se tornam atrofiadas, fazendo  com que tenham baixa estatura para sua idade. Esse quadro é diagnosticado como desnutrição crônica.

Já quando há perda de peso, contribuindo para um baixo peso para determinada altura, o diagnóstico é de desnutrição grave.Nesse caso  a pessoa desnutrida começa a consumir seus próprios tecidos corporais para obter os nutrientes de que precisa.

Também podemos identificar a desnutrição por sinais como: a demora de um longo tempo para se recuperar de infecções, a demora na cicatrização de feridas, a irritabilidade, falta de concentração, a dificuldade para se manter aquecido e a depressão.

Para seu diagnostico é necessário uma avaliação clínica ou avaliação do estado nutricional, as quais serão observadas características como peso, altura e idade. Desse modo, os números para a identificação da desnutrição variam de acordo com as etapas do desenvolvimento:

Em adultos é diagnosticada desnutrição quando o IMC está abaixo de 18,5 ou houve perda acidental de 5-10% do peso corporal durante os últimos três a seis meses. Além disso, podem ser feitos exames de sangue para avaliar as concentrações de determinados nutrientes em seu corpo, independente dos resultados de IMC ou perda de peso. Nesse caso, o médico ou médica pode suspeitar de desnutrição com base em sua alimentação. O diagnóstico de desnutrição em crianças envolve tomar uma medida do seu peso e altura e, em seguida, comparar com o que seria a altura média esperada e peso para uma criança daquela idade. Os exames de sangue também podem ser utilizados para medir os níveis de proteína no sangue. Os baixos níveis de proteína pode sugerir que uma criança está desnutrida. (. Acesso em: 28 fevereiro 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (218.4 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com