TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dissertação Nutrição

Por:   •  30/3/2021  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

A disciplina Seminário de Tópicos Avançados em Nutrição trouxe a participação de excelentes profissionais, e por ser online, nos viabilizou o contato com palestrantes de outros estados, além de nos aproximar para um contato de tira-dúvidas ao final da apresentação. Os temas abordados eram relevantes e atuais, nos levando a reflexões inspirações para a caminhada de pesquisa, inovação e aprendizagem.

A primeira palestra “Transforme seu projeto de pesquisa em negócio” com as palestrantes Beatriz Ferreira Silva e Mariana Antenor foi muito esclarecedora e motivadora, além de nos incentivar a nos destacar no meio digital, uma vez que este será o negócio do futuro. Particularmente, foi a que mais gostei, pois me despertou para a possibilidade de criar meu negócio digital a partir do meu projeto de pesquisa, me fez perceber que era possível a partir da criação de um aplicativo para ajudar pessoas a comer com atenção plena.

A segunda palestra “Ética Profissional na área de Nutrição” com a professora Fabiana Poltronieri nos fez refletir questões íntimas e profundas a respeito da ética em nutrição. Com sua vasta experiência na área e conhecimento sobre o assunto, trouxe exemplos práticos da mudança do perfil do profissional nutricionista dos últimos anos. Qual é o verdadeiro valor do nutricionista do século XXI?

A terceira palestra “Nutição e Saúde Pública – Desafios e Perspectivas” com a professora Nágila Raquel Teixeira Damasceno trouxe conteúdos enriquecedores, inclusive para nutricionistas que atuam na clínica, pois ao trazer a aplicação da dieta cetogênica em sua pesquisa, reforçou como as crianças melhoraram das crises de convulsão após a aplicação do protocolo, relembrando que esse foi o objetivo inicial para o qual essa dieta foi lançada originalmente, porém, têm sido adotada como prática de emagrecimento por muitos profissionais, ainda que desnecessário e com riscos para a saúde do indivíduo. Para contextualizar a nutrição como agente de integração do SUS no âmbito das doenças neuropsiquiátricas, a palestrante trouxe falas de pacientes com depressão, epilepsia e esclerose múltipla que nos emocionaram muito e certamente nos fizeram refletir o quanto a nutrição vai além do que podemos imaginar.

Por fim, na palestra “Rupturas com a Velha Realidade: Desafios para a Saúde Mental em Tempos de Pandemia” com o professor Erasmo Miessa Ruiz, refletimos sobre os tempos em que vivemos e qual a influência em nossa saúde mental. Primeiro ao nos reconhecer nas principais reações comuns na pandemia, como medo, ansiedade, sensação de impotência, distúrbios de apetite e de sono, além de mudanças de humor e de práticas alimentares. Após acolher esses sentimentos e sensações, é tempo de adquirir atitudes que protegem nossa saúde mental como autocuidado, que vai além de cuidado com o corpo físico, assim a vivência da espiritualidade e a construção de novas rotinas saudáveis. Certamente, a pandemia deixará como aprendizado que todos estamos vulneráveis, em maior ou menor escala, e nos ensinará a ser mais humanos e empáticos com a dor do outro.  

Ainda sobre a disciplina, senti falta de uma introdução no primeiro encontro virtual, com os objetivos de aprendizagem e o cronograma de conteúdo a serem abordado durante a disciplina. Gostaria de sugerir que antes de cada encontro virtual os alunos recebessem uma prévia do que seria abordado, como algo para ler ou assistir antes da aula e já chegar na aula tendo um conhecimento mínimo sobre o tema abordado, até para enriquecer e motivar a discussão final. E por fim, seria maravilhoso se os palestrantes disponibilizassem os slides para a turma acessar novamente e aproveitar melhor as informações prestadas durante o encontro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com