TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENÇÃO FARMACÊUTICA - RESULTADOS DE ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR*

Artigos Científicos: ATENÇÃO FARMACÊUTICA - RESULTADOS DE ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR*. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 10

ATENÇÃO FARMACÊUTICA - RESULTADOS DE ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES EM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR*

Angelita Cristine de Melo1, Cristina Mariano Ruas2, Jussara Amaral Mateus2, Grazielle Dias da Silva2

1 Profa. Atenção Farmacêutica Centro Universitário Newton Paiva, Coordenadora de Atenção Farmacêutica na Clínica de Atendimento Multidisciplinar à Prevenção e ao Tratamento das Toxicomanias (CAMT); 2Acadêmico de Farmácia do Centro Universitário Newton Paiva e Estagiário da CAMT

RESUMO

A Atenção Farmacêutica envolve o processo pelo qual o farmacêutico coopera com outros profissionais no desenho, implementação e monitorização do plano terapêutico do paciente por meio de um processo lógico e sistemático de solução de problemas facilitando a comunicação com outros profissionais de saúde. Este é um estudo retrospectivo observacional dos resultados obtidos nos atendimentos na Clínica de Atendimento Multidisciplinar à Prevenção e ao Tratamento da Toxicomania que foram acompanhados no período de 11/00 a 10/02. A classificação de problemas relacionados a medicamento foi realizada de acordo com o Segundo Consenso de Granada e, problemas de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde. Os atendimentos foram realizados por estagiários de farmácia devidamente treinados sob supervisão. O trabalho objetiva divulgar resultados em Atenção farmacêutica estimulando a sua prática no Brasil. Obtiveram-se 51,00 pacientes que cumpriam os critérios de inclusão. Desses, 88% eram do sexo masculino. Detectaram-se 183,00 problemas relacionados a medicamento (PRM) sendo o problema relacionado a medicamento 5 o mais comum (n=129) e 365,00 problemas de saúde. Os PRM verificados para cada paciente foram, em sua maioria (44%), resolvidos. A realização da Atenção Farmacêutica em equipes multidisciplinares é possível e contribuiu para melhoria da qualidade de vida do paciente.

Palavras chaves: resultados, atenção farmacêutica, problema relacionado a medicamento.

INTRODUÇÃO

A Clínica Multidisciplinar de Atendimento à Prevenção e ao Tratamento da Toxicomania - CAMT tem a finalidade de prevenir o uso indevido de drogas bem como oferecer atendimento aos seus usuários com idade acima de 13 anos e a seus familiares. A equipe multidisciplinar é formada por psicologia, psiquiatria, farmácia e nutrição, sendo uma clínica escola do Centro Universitário Newton Paiva onde os atendimentos são realizados por estagiários dos cursos de Farmácia, Nutrição e Psicologia, sob supervisão de professores. O atendimento farmacêutico objetiva prestar um serviço de qualidade, completo e uniforme ao paciente, além de facilitar a comunicação entre os outros profissionais de saúde, tendo como referencial teórico a Atenção Farmacêutica.

A Atenção Farmacêutica envolve o processo pelo qual o farmacêutico coopera com outros profissionais no desenho, implementação e monitorização do plano terapêutico do paciente, é definida como:

A provisão responsável da farmacoterapia com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida de cada paciente. Esses resultados são: 1) a cura de uma doença; 2) a eliminação ou redução dos sintomas; 3) interrupção ou redução da progressão de uma doença; 4) prevenção de uma doença ou de um sintoma (Hepler & Strand, 1990).

O estudo descreve os resultados preliminares obtidos no seguimento farmacêutico desenvolvido nos pacientes assistidos pela CAMT.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Realizou-se um estudo retrospectivo observacional consultando-se os prontuários dos pacientes da CAMT acompanhados no período de 10/00 a 11/02. Os critérios para a inclusão dos pacientes foram a assinatura do consentimento livre e esclarecido para a publicação de resultados e estarem ativos no momento da coleta dos dados.

A metodologia de seguimento farmacoterapêutico adotada para a Atenção Farmacêutica na CAMT é a preconizada pelo Programa Dáder e alguns pontos do Pharmacist’s Workup of Drug Therapy (Dader et al., 2002; Cipolle et al., 2000).

Os problemas relacionados a medicamento - PRM são experiências indesejáveis do paciente que envolvem a terapia farmacológica e que interferem real e potencialmente com os resultados de saúde esperados do paciente, para a sua classificação utilizaram-se os critérios do Segundo Consenso de Granada (QUADRO 1) (Strand et al., 1999). Entendeu-se como problema de saúde - PS todo aquele que requer, ou pode requerer, uma ação por parte do agente de saúde, sendo esses também classificados (Organização Mundial de Saúde, 1995; Panel de consenso ad hoc, 1999).

QUADRO 1

Classificação de Problemas Relacionados a Medicamentos preconizada no Segundo Consenso de Granada 2002

Necessidade:

PRM 1 - O paciente apresenta um problema de saúde por não utilizar um medicamento que necessita.

PRM 2 - O paciente apresenta um problema de saúde por utilizar um medicamento que não necessita.

Efetividade

PRM 3 - O paciente apresenta um problema de saúde em conseqüência de uma inefetividade não quantitativa do medicamento.

PRM 4 - O paciente em um problema de saúde em conseqüência de uma inefetividade quantitativa do medicamento.

Segurança:

PRM 5 - O paciente apresenta um problema de saúde em conseqüência de uma insegurança não quantitativa do medicamento.

PRM 6 - O paciente apresenta um problema de saúde em conseqüência de uma insegurança quantitativa do medicamento.

Fonte - Grupo de Investigación en Atención Farmacêutica, Grupo de Investigación en Farmacología Aplicada y Farmacoterapia, Grupo de Investigación en Farmacologia de Productos Naturales, 2002. p.181

Para diferenciar dependência de drogas e abuso de drogas foram utilizados os critérios diagnósticos de DSM-IV (KAPLAN & SADOCK, 1999).

Compilou-se os dados obtidos em planilha elaborada no Microsoft Excel versão Office 2000, e a partir desses, efetuaram-se cálculos de média, desvio-padrão e proporções. Logo após, plotaram-se gráficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com