TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS NA DIETA

Por:   •  3/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS NA DIETA

CAMILA MICAELA RIBEIRO DA SILVA

MARIA EDUARDA DA PENHA SILVA

MARIA GABRIELLA SOARES DA SILVA

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

DEZEMBRO, 2016

[pic 2]

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - FAINTVISA

NÚCLEO DE SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS NA DIETA

CAMILA MICAELA RIBEIRO DA SILVA

MARIA EDUARDA DA PENHA SILVA

MARIA GABRIELLA SOARES DA SILVA

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota da 1ª Avaliação da Disciplina de Metodologia da Pesquisa I do Curso de Bacharelado em Nutrição – FAINTVISA sob orientação do professor Esp. João Victor Batista Cabral.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

DEZEMBRO, 2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        6

3.        PERGUNTA CONDUTORA        7

4.        OBJETIVO        8

4.1. Objetivo Geral        8

5.        METODOLOGIA        9

6.        CRONOGRAMA        10

7.        ORÇAMENTO        11

8.        REFERÊNCIAS        12



  1. INTRODUÇÃO

Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose e fornecer energia para as células.

Os carboidratos destacam-se como uma fonte de energia muito importante. Em uma dieta equilibrada os carboidratos devem representar a maior parte da ingestão energética. São divididos em três categorias: monossacarídeos, dissacarídeo e polissacarídeos. O organismo não digere nem absorve todos os carboidratos com a mesma velocidade a conclusão dessa absorção e digestão fica por conta do índice glicêmico que avalia os carboidratos sobre a glicose sanguínea. O suprimento de glicose no nosso organismo não pode parar. Com diminuição desse processo o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando assim perda da massa muscular. Com a ingestão correta dos carboidratos previne-se o uso de proteína muscular.

Sá, C.A.; Portela, L.O. A manipulação de carboidratos na dieta

e o diagnóstico da performance. Rev. Bras. Ciên.  e  Mov.  Brasília. 2001

As células dependem de carboidratos, gorduras e proteínas para se auto-regular, quando falta algum nutriente ocorre uma desregulagem, nesta hipótese o corpo deixa de produzir massa muscular, além de afetar o raciocínio correto e até mesmo a disposição para atividades mais simples.

É necessário entender a importância do consumo desses macronutriente na deita, uma vez que, seus benefícios são surpreendentes, fonte de energia, aliado do cérebro, protetor dos músculos e ainda provoca sensação de saciedade.

São alimentos ricos em carboidratos: pães, milho, batatas, cereais, farelo de trigo, frutas entre outros. E existe a importância de combinar a ingestão de carboidratos com proteínas e gorduras. Assim o tempo de digestão é maior e proporciona a saciedade por mais tempo.

DAVI, William. Barriga de Trigo. Livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais e descubra seu caminho de volta para a saúde. Tradução: Waldéa Barcellos. Ed. WMFMartinsfontes. 2014;

. A Organização Mundial da Saúde preconiza que a distribuição dos macronutrientes para indivíduos saudáveis seja de: 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e15 a 30% de gorduras. Se um indivíduo possui um gasto energético de 2000 calorias ao dia, poderia consumir de 1100 kcal a 1500 kcal provenientes de carboidratos. Em gramas teríamos uma porção de 275g a 375g de carboidratos.

Revista online MINHA VIDA:

(http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18196-carboidratos-sao-fontes-de-energia-e-aliados-do-cerebro) ACESSO EM 04/10/2016

        


  1. JUSTIFICATIVA

Os carboidratos são fontes de energia para todas as células do corpo humano, o nosso cérebro depende de carboidratos para poder fazer todas as reações e para se manter ativo, fazer a retenção de conhecimento e aumentar o aprendizado. É necessário entender a importância do consumo desses macronutriente na deita, uma vez que, seus benefícios são surpreendentes, fonte de energia, aliado do cérebro, protetor dos músculos e ainda provoca sensação de saciedade.


  1. PERGUNTA CONDUTORA

Por quê consumir carboidratos é importante para o bom funcionamento do corpo humano? Em quais alimentos eles podem ser encontrados e quais quantidades diárias devem ser ingeridas para melhor qualidade de vida?

  1. OBJETIVO

4.1. Objetivo Geral

Este pré-projeto irá apresentar os benefícios dos carboidratos na alimentação. E a necessidade de consumi-lo em quantidades adequadas para um bom desempenho do organismo e para melhorar a qualidade de vida.


  1. METODOLOGIA

        O método de pesquisa utilizou dados de literaturas atuais que tratam dos carboidratos e seus benefícios, características e outros aspectos. Com base nas avaliações de cada autor foram destacados os mais importantes parágrafos e complementados com a avaliação individual dos componentes do grupo. Foi analisada ainda importância da inclusão adequada dos carboidratos na dieta. E levamos em consideração importância do consumo adequado na alimentação deste macronutriente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (80.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com