TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Carboidratos da Dieta Humana

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

LACTOSE

Bioquimicamente, os carboidratos da dieta humana podem ser classificados em polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos. Apenas os monossacarídeos são absorvidos no intestino delgado pelo enterócitos, as demais formas devem sofrer digestão para que se reduzam a suas unidades constituintes e assim sejam absorvidas, como o caso da lactose, um dissacarídeo constituído pelos monossacarídeos glicose e galactose. A digestão ou clivagem dos dissacarídeos ocorre por uma reação de hidrólise por intermédio das enzimas dissacaridases, sendo essas encontradas na membrana da borda em escova dos enterócitos.

Os dissacarídeos são oligossacarídeos compostos por cadeias curtas de unidades monossacarídicas unidos entre si por ligações características, denominadas ligações glicosídicas. Todos os monossacarídeos e dissacarídeos comuns têm nomes que terminam com o sufixo ose. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio ( - H), o outro perde uma hidroxila, e eles se unem por meio de uma ligação glicosídica. O hidrogênio e a hidroxila liberados se unem, produzindo uma molécula de água.

Lactose C12 H22 O11.Esse carboidrato é resultado da união de uma glicose e uma galactose e ambas possuem a fórmula molecular C6 H12 O6.

A lactose, conhecida como o açúcar do leite, é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de galactose onde ocorre a liberação de uma molécula de água para a formação da lactose, a sua fórmula molecular passa a apresentar dois hidrogênios e um oxigênio a menos. É hidrolisada pela enzima intestinal lactase, onde libera seus componentes para a absorção na corrente sanguínea tornando possível sua utilização no metabolismo celular. Em comparação com outros açúcares, a lactose apresenta uma característica de menor solubilidade. As moléculas que compõem a lactose são unidas por uma ligação β-1,4-glicosídica- (ligação beta entre o carbono 1 da galactose e o carbono 4 da glicose).

A lactase é uma enzima beta-galactosidase, presente em toda a extensão do intestino delgado, responsável pela hidrólise do principal carboidrato do leite, a lactose, em seus monossacarídeos. Esses monossacarídeos formados são absorvidos pelos enterócitos através de transporte ativo dependente de sódio.

A glicose é principalmente utilizada como fonte de energia, e a galactose torna-se componente de glicolipídeos e glicoproteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com