TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS

Por:   •  1/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

AMANDA CAROLINE GONÇALVES DA COSTA

LARISSA MARQUES DOS SANTOS

LETÍCIA RIBEIRO

LUCIANA TIEMI SUGITA

NATALIA BRASIL POSSELT COSTA

PAULA HITOMI MURAKAMI

ESTUDO DIRIGIDO l

[pic 1]

CURITIBA

2016

  1. Explique o que são dados antropométricos. Qual sua importância na avaliação da qualidade de vida de pacientes?

Segundo, Lopes, a antropometria é uma ciência que analisa a proporção, a composição e as peculiaridades de cada indivíduo e/ou população. Caracterizada por utilizar medidas corporais para predizer variáveis de desempenho ou função, a antropometria tem sido aplicada ao longo dos séculos em outras áreas correlatas, como ergonomia e antropologia. Etiologicamente, a palavra antropometria é formada pela junção de dois termos de origem grega: ánthropos, que significa “homem” ou “ser humano”, e métron que quer dizer “medida”. (Lopes, 2014)

Diversos equipamentos são utilizados por profissionais da antropometria para a obtenção das medidas antropométricas (dados antropométicos), são eles:

  • Balança: instrumento que mede a massa corpórea;
  • Estadiômetro: equipamento usado para a mensuração da estatura durante uma avaliação física;
  • Adipômetro: equipamento que mede a taxa de gordura corpórea;
  • Paquímetro: instrumento adaptado cuja função é medir as distâncias entre estruturas ósseas;
  • Fita métrica: instrumento usado para medir distâncias (altura);
  • Segmômetro: material utilizado para a verificação dos seguimentos corporais.

Medidas antropométricas são aqueles dados, obtidos através dos equipamentos descritos anteriormente, usados para acompanhar a evolução de doenças, por exemplo. São elas:

  • Massa corporal;
  • Estatura;
  • Altura sentada;
  • Dobras cutâneas;
  • Envergadura;
  • Perímetro da cintura;
  • Perímetro do abdome;
  • Perímetro do quadril.

Historicamente a antropometria foi utilizada pelos frenologistas visando prever padrões de inteligência e comportamento. Essa ciência também foi utilizada como meio de justificativa para fomentar o apartheid. Atualmente as medidas antropométricas são de extrema importância em diversas áreas da medicina para estudar doenças e anomalias que afetam as dimensões do corpo humano. Além disso, também são usadas para calcular dosagens de medicamentos.

Um ramo da medicina que está sempre em contando com a ciência da antropometria é a puericultura, que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil. A ortopedia também utiliza essas medidas para o diagnóstico e tratamento de doenças da área e fraturas.

  1. Qual a relevância de inquéritos alimentares em uma população? Quais diagnósticos podem ser revelados?

Os inquéritos alimentares são métodos de grande importância na avaliação do consumo alimentar, tanto de um indivíduo quanto de um grupo populacional. Por meio destes, é possível observar os hábitos alimentares inadequados a fim de corrigi-los e, além disso, implantar programas de educação alimentar, como forma de prevenção de doenças, colaborando para a saúde e qualidade de vida do individuo ou da população. Desta forma, podem ser estabelecidos três objetivos para avaliação do consumo alimentar: a avaliação quantitativa da ingestão de nutrientes, a avaliação do consumo de alimentos ou grupos alimentares e a avaliação do padrão alimentar individual.

Os inquéritos alimentares, os quais possuem baixo custo de aplicação, podem fornecer diversas informações importantes sobre a alimentação. As técnicas para estimar a ingestão alimentar se dividem em dois grupos: inquéritos prospectivos, responsáveis por refletir o consumo atual de alimentos (registros de consumo de alimento-RCA e recordatórios-R24h); e retrospectivos, que refletem o consumo habitual de alimentos (história dietética e os questionários de frequência de consumo de alimento - QFCA).

O Inquérito Recordatório de 24 horas (R24h) é o método mais comum utilizado. Consiste em definir e quantificar todos os alimentos e bebidas ingeridas durante um período de 24 horas. Umas das vantagens do R24h é o fato de que ele não promove alteração na dieta habitual, uma vez que o relato é posterior à ingestão. Quando aplicado a grupos de indivíduos fornece a descrição da média de ingestão dietética do grupo.

No registro de consumo de alimentos (RCA), o indivíduo registra todos os alimentos e bebidas consumidos ao longo de um ou mais dias. Este método pode fornecer informações detalhadas sobre alimentos e padrões alimentares, além de ajudar no diagnóstico de carências nutricionais, por exemplo.

O questionário de frequência de consumo de alimentos (QFCA) é composto por uma lista de alimentos predefinidos e uma seção com a frequência de consumo (número de vezes que o indivíduo consome um determinado alimento por dia, semana, mês ou ano). Por ser capaz de determinar ingestão habitual em única aplicação, apresentando ainda baixo custo, o QFCA é muito utilizado em pesquisas epidemiológicas que relacionam o consumo de alimentos, nutrientes ou compostos alimentares com o risco de desenvolvimento de doenças. Estes estudos epidemiológicos têm fornecido evidências populacionais sobre a importância da dieta na identificação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, Diabetes mellitus tipo 2 e vários tipos de neoplasias malignas

O método de história alimentar consiste em uma extensa entrevista com o propósito de gerar informações sobre o consumo e hábitos alimentares atuais e passados. São coletadas informações sobre número de refeições diárias, apetite, preferências e aversões alimentares, uso de suplementos nutricionais, prática de exercícios físicos, entre outras. Uma das vantagens do método é a descrição da dieta usual, sendo eliminadas as variações do dia a dia.

  1. Lipídios podem ser classificados como Macronutrientes importantes, constituídos de ácidos graxos, praticamente insolúveis em água e que desenvolvem inúmeras funções no organismo. Entre eles estão também os chamados ácidos graxos essenciais. Quais são e quais as funções deles no organismo?

Ácidos graxos essências são gorduras poli-insaturadas (duas ou mais insaturações) sendo caracterizados pela localização da dupla ligação. Eles não são produzidos pelo organismo sendo adquiridas através da dieta. Fazem parte as famílias ômega 3 e ômega 6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com