TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação de Proteínas

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA

NUTRIÇÃO 2º PERÍODO VESPERTINO

BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS

IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS

CAXIAS – MA

2014

ILANNA RIBEIRO

IDENTIFICAÇÃO DE PROTEINAS

CAXIAS – MA

2014

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        

OBJETIVO        

MATERIAIS        

METODOLOGIA        

RESULTADOS        

DISCURSÃO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


RESUMO

        Esta prática teve como objetivos caracterizar a presença de material biológico em proteínas através de testes que reconheçam a presença de peptídeos com resíduos de aminoácidos (reação do biureto); a presença de aminoácidos sulfurados (reação para aminoácidos sulfurados). Procurou-se também na realização da prática reconhecer as proteínas como moléculas eletricamente carregadas, avaliando a influência da temperatura sobre a solubilidade das proteínas.

INTRODUÇÃO

Proteínas são polímeros biológicos com elevadas massas molares formadas por unidades fundamentais (monômeros) denominadas aminoácidos. As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural, pois estão presentes em todas as partes da célula. São também fundamentais para o funcionamento do organismo, uma vez que o controle das reações químicas depende das enzimas, que são moléculas de proteínas. Dessa forma, pode-se afirmar que toda enzima um exemplo de proteína, mas nem toda proteína é um exemplo de enzima. (PERUZZO, 1998.)

Por serem formadas por aminoácidos e considerando-se que os aminoácidos aromáticos absorvem luz na região ultravioleta, as proteínas, em geral, podem ser detectadas através da absorção de luz a 280 nm. No entanto, a detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação. Dentre os métodos utilizados, situa-se o método do biureto, que é baseado na reação do sulfato de cobre em meio alcalino (reativo do biureto) com proteínas e peptídeos (no mínimo tripeptídeos) (IB/UFF, 2013). As ligações peptídicas das proteínas (-CONH-) reagem com os íons cúpricos, em meio alcalino, formando um complexo de coloração violeta que é proporcional ao teor das Proteínas no meio (BIOCLIN, 2013).

OBJETIVO

• Reconhecer proteínas utilizando reações.

• Caracterizar as proteínas.

MATERIAIS

• Tubo de ensaio

• Pinça de madeira

• Hidróxido de Sódio

• Ácido Nítrico

• Banho Maria

METODOLOGIA

A – Reação de xanto – proteína:

        Colocamos 2 ml de solução de Albumina no tubo de ensaio vazio e adicionamos 1 ml de Ácido Nítrico. Em seguida, aquecemos durante 1 minuto e deixamos esfriar para adicionar 2 ml de hidróxido de sódio. Observamos a mudança de cor.

B – Reação de biureto:

        Colocamos 3 ml de albumina, adicionamos 0,5 ml de hidróxido de sódio e agitamos suavemente. Para finalizar, gotejamos 4 gotas de sulfato de cobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com