TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: “SURDOS: PENSANDO NOVOS OLHARES PARA IDENTIFICA-LOS”

Por:   •  20/10/2019  •  Artigo  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:

RA:

Pedagogia

Período:

Disciplina: Libras - Língua Brasileira de Sinais

ARTIGO: “SURDOS: PENSANDO NOVOS OLHARES PARA IDENTIFICA-LOS”

Este Artigo apresenta vários trabalhos de pesquisas e visões de autores que tem por objetivo sugerir novos olhares quanto à identificação dos indivíduos surdos, dentro da linguagem.

Ao longo da história, ocorreram diversas mudanças nas formas de se referir a esse grupo de pessoas, palavras que hoje achamos inadmissível como, por exemplo, inválido, incapacitado, incapazes, defeituoso, excepcional, deformados, etc., que infelizmente foram utilizadas há muitos anos atrás.

Quando as pessoas se referem a um indivíduo com comprometimento auditivo, normalmente usa- se deficiente auditivo, esse é o termo que lembra o modelo médico-patológico da surdez, é um modelo que mostra interesse nos aspectos neurofisiológicos da capacidade ou incapacidade de audição do indivíduo.

Em relação à condição da surdez, entende-se ser importante deixar claro qual efeito terá o uso de determinados termos por profissionais especializados principalmente pelos professores, psicólogos, assistentes sociais para se referirem às pessoas que, por diferentes motivos, não ouvem.

Surdo é uma terminologia utilizada e preferida pela grande maioria de membros das comunidades de surdos.

"Surdo" refere-se à definição cultural que indica um grupo de pessoas, com seu próprio conjunto de valores, história, língua e cultura.

A expressão “surdo” da forma que vem sendo empregada tem favorecido identificar a pessoa como diferente, sendo esta diferença pode ser decisiva para o seu desempenho.

Deficiente auditivo e surdo dizem respeito às pessoas que não conseguem identificar os sons do mesmo modo que uma pessoa ouvinte, e essa dificuldade pode ser classificada em diversos graus.

Os padrões classificatórios não são apenas indícios o mais importante é o desenvolvimento da criança surda, tanto em termos linguísticos como educacionais.

Uma das questões que se coloca é qual a atitude educadores estão tomando para planejar as práticas pedagógicas para o aluno surdo e como está considerando as particularidades linguísticas de cada um?

Faz-se necessário pensar em ações de políticas públicas que favoreçam a inclusão social dos surdos.

Conhecer as deficiências e saber como denominar as pessoas que as têm é o primeiro passo para abolir a discriminação e integrá-las à sociedade de maneira digna e com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com