TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Voto de Cabresto: Como Identificá-lo Hoje?

Por:   •  25/10/2019  •  Dissertação  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Trabalho de História

Voto de Cabresto: como identifica-lo hoje?

Aluna: Ana Carolina Fernandes

Turma: 3A

Data de entrega: 10/09/2019

Professora: Roseli Freitas


Introdução

Esse referente trabalho tem como objetivo mostrar como o voto de cabresto era e ainda é utilizado. Também mostrar como podemos identifica-lo na sociedade em que vivemos.


Desenvolvimento

O voto de cabresto é um termo utilizado para compra de votos para que um candidato seja eleito em troca de favores. Esse mecanismo foi muito utilizado na República Velha. A população era controlada pelos coronéis da época que em troca do voto ofereciam dinheiro, comida ou faziam até mesmo ameaças como expulsão do campo onde o trabalhador morava e castigos. Os coronéis até burlavam a lei chamando os analfabetos, que na época não tinham o direito ao voto, para votar. E o fato de o voto não ser secreto tornava impossível o cidadão conseguir fugir dessa ordem corrupta, sempre tinham os jagunços que ficavam cuidando para ver se o cidadão ia realmente obedecer ao coronel.

Nos dias de hoje ainda é possível perceber esse tipo mecanismo, principalmente em cidades menores localizadas no interior. Apesar de o voto não ser mais aberto, a população ainda cai na armadilha de políticos corruptos que usam de favores e do medo para convencer os mesmo a darem seu voto a eles. Por exemplo, em uma cidade pequena, a renda dos moradores gira em torno da prefeitura, então o atual prefeito diz para os moradores que se ele não for reeleito, eles perderão o seu emprego, pois o novo candidato escolherá novas pessoas para ocuparem as vagas. Ele usa do medo para conseguir seus votos e assim se eleger. Isso é apenas umas das muitas formas que existem. Em muitos lugares candidatos oferecem dinheiro, receitas médicas, materiais de construção afim de ganhar simpatia da comunidade.


Conclusão

Tendo em vista os fatos mencionados, concluo que sim, o voto de cabresto ainda é utilizado por muitos candidatos. Durante o período eleitoral, principalmente nas cidades do interior, é feito esse mecanismo com a entrega de cestas básicas, distribuição de material de construção, obras pela cidade às vésperas da eleição e, é claro, a compra do voto. O que precisamos fazer é conscientizar as pessoas da importância do seu voto, do quão perigoso é entrega-lo as mãos de qualquer um. Só assim conseguiremos alcançar um democracia que seja realmente honesta.


Referências

  • https://www.youtube.com/watch?v=ychZPszlYPY

  • https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/voto-de-cabresto-entenda-seu-funcionamento-e-como-identifica-lo-hoje/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com