TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do Programa Saúde nas Empresas da Unimed Sobral: Relato de Experiência

Por:   •  27/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Implantação do Programa Saúde nas Empresas da Unimed Sobral: Relato de experiência.

RESUMO

Introdução: A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Quanto à questão da saúde e segurança do trabalho a implantação de um sistema de gestão eficiente que contemple esses aspectos, ou seja, com as ferramentas e o acompanhamento adequado em uma empresa possibilita à mesma atingir bons níveis quanto aos riscos a que os trabalhadores estarão expostos, minimizando a possibilidade de ocorrência de danos à integridade física e saúde dos mesmos (De Cicco, 2004c), garantindo que existe um comprometimento da administração para atender às disposições de sua política e objetivos; é dada maior ênfase à prevenção do que às ações corretivas; há um direcionamento para uma melhoria contínua do processo produtivo quanto ao aspecto de saúde e segurança do trabalhador.

Deste modo, o Serviço de Promoção e Prevenção à Saúde – SPP da Atenção Integral à Saúde- AIS Unimed Sobral desenvolve o Programa Saúde nas Empresas, pensado exclusivamente para as empresas conveniadas pela Unimed Sobral. Programa esse que é formado por equipe multiprofissional.

Objetivo: Proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores das empresas conveniadas á Unimed Sobral, prevenindo doenças e promovendo a saúde por meio de ações educativas e campanhas de triagem para algumas doenças crônicas.

Método: O Projeto consiste na busca ativa de empresas conveniadas com a Unimed Sobral para levar a saúde para dentro da empresa como forma para promoção de saúde, através de momentos de promoção e prevenção de saúde, de forma a diminuir o absenteísmo dos colaboradores e capacitar multiplicadores, que terão a missão de absorver e transmitir aos demais colegas de trabalho alguns aprendizados e informações que será repassada pela equipe multiprofissional.

Essas atividades serão desenvolvidas, específicas e personalizadas através da necessidade de cada empresa, com o foco de estimular nas pessoas a autonomia pela própria saúde e assim, a Unimed cada vez mais próxima e preventiva. Os servidores têm a oportunidade de conhecer melhor alguns aspectos da sua saúde e tornar-se um motivador para um estilo de vida mais saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, tanto de forma pessoal como relacionada ao ambiente de trabalho. Trazendo benefícios para ambas as partes.

Resultados:

O grau de adesão a um programa Saúde nas Empresas não pode ser mensurado apenas pelas visitas as empresas e/ou eventos realizados. Isso porque, algumas empresas já estavam associadas a outros apoiadores ou por não terem um alinhamento sobre a saúde do seu colaborador. Temos 3 empresas com mais de 100 vidas cada com calendários e planejamento        para campanhas internas, em comum acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS e as peculiaridades que a empresa nos apontam. O relato de experiência apresentado mostrou-se como estratégia de promoção e prevenção de saúde promissora, todavia, destaca-se a necessidade de continuidade e ampliação da intervenção proposta com maior número de empresas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com