TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Merenda Escolar

Artigo: A Importância Da Merenda Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 3

Ministério de Educação

Secretaria de Educação Básica

Secretaria de Educação à Distância

Secretaria de Estado de Educação

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

PPS LIVRO 11: Alimentação Saudável e Sustentável

A Importância Da Merenda Escolar

A merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula. No Programa Nacional de Alimentação Escolar, a merendeira desempenha papel de fundamental importância não só como colaboradora para a melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agente condutora das técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares.

Todas as pessoas para se tornarem adultos sadios devem ter uma boa alimentação desde a infância. Uma pessoa mal alimentada é fraca, desanimada, irritada, não tem vontade de trabalhar, andar e pensar, além de ter maior facilidade em ficar doente.

Uma criança bem alimentada é mais esperta, ativa, aprende com mais facilidade e tem mais disposição para brincadeiras e outras atividades. É muito importante que a criança se alimente corretamente o dia inteiro. Para suprir suas necessidades enquanto estiver na escola, existe a merenda escolar.

Pirâmide Alimentar

A Pirâmide Alimentar é um instrumento, para orientação da população em uma alimentação mais saudável (RDC nº39, 2001). Constitui um guia para uma alimentação adequada, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso apropriado.

A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.

Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia. Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.

Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com