TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Merenda Escolar

Ensaios: Merenda Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 7

O que nos objetivou a realizar este estudo foi o interesse pelo tema Alimentação Escolar que tem sido assunto de debates quando se trata de instituir sua conceituação e seus fundamentos, limitações, alcance e suas possibilidades. Esta é uma preocupação não somente dos pais como também dos educadores. Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados nesta fase da vida para que as crianças possam se dar conta do desenvolvimento e da necessidade de substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e alimentos). Quando o consumo destes nutrientes é adequado, isto é, as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação do conhecimento. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma natural e satisfatória.

O Programa de Alimentação Escolar tem se restringido no fornecimento de lanches ou refeições no intervalo das atividades escolares, coordenadas por nutricionistas responsáveis pelo Programa, onde muitas vezes desenvolve atividades educativas em nutrição visando à promoção da saúde da comunidade escolar (Ribeiro, 2010). A profissional responsável, ou seja, a nutricionista é quem elabora o cardápio e fiscaliza todo o andamento da alimentação, desde a aquisição até a chegada do alimento até o aluno que é o alvo do programa.

O lixo é armazenado em recipiente, forrado com sacos plásticos e com tampa, sem pedaleiras, fica no exterior da cozinha onde são jogados restos orgânicos e inorgânicos, o pessoal separa o lixo, por exemplo, separar o que pode ser reciclado do que não pode, sendo que a população participa de forma efetiva na reutilização do material orgânico coletando-o para a produção de ração animal. A retirada é feita diariamente após o almoço, no momento em que lavam a cozinha e a tarde na hora que se encerram as atividades da Cozinha Piloto na Escola Municipal Agrícola.

As pesquisas foram motivadas pelo interesse em compreender essa nova postura educacional na escola pública, destacando qual o ponto de vista dos docentes dessa escola referente ao tema abordado no TCC, fazendo assim com que reflitam sobre seu papel na formação de alunos críticos e reflexivos.

Assim então o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de funcionamento da merenda escolar da rede pública do ensino fundamental do município de Guia Lopes da Laguna – MS, concentrando em relatar a qualidade da merenda escolar através da elaboração do cardápio, verificando se este atende as necessidades nutricionais exigidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - Investigar o processo de organização da merenda aos alunos; Verificando a adequação e qualidade do cardápio; relatando se os alunos formaram bons hábitos alimentares a partir da merenda escolar; descrevendo os resultados da implantação da merenda escolar.

Esta pesquisa foi realizada no município de Guia Lopes da Laguna, focando a analise da merenda escolar voltada para alunos do ensino fundamental I e II, das escolas municipais Basílio Barbosa e Agrícola.

Essas instituições de ensino são atendidas com o fornecimento da merenda escolar que é feita na cozinha piloto, localizada na Escola Municipal Agrícola. e distribuída em caixas térmicas em veiculo adequado para transporte da merenda escolar para todas as escolas da rede municipal.

De acordo com entrevista realizada com a técnica nutricionista responsável Rossana Botareli a merenda escolar no Município de Guia Lopes da Laguna é organizada por ela, os itens alimentícios da merenda, são adquiridos através de processo licitatório, onde a responsável técnica encaminha para o departamento de compras na prefeitura o cardápio, listagem dos alimentos e suas respectivas quantidades para atender o ano letivo. O cardápio é elaborado conforme teste de aceitação aplicada aos alunos a fim de oferecer os pratos com mais aceitabilidade, atendendo não apenas questões nutricionais mais também regionais.

Esta pesquisa pretende realizar análise comparativa das principais questões e formas de execução do PNAE no município de Guia Lopes da Laguna, com o intuito de avaliar a eficácia, eficiência e efetividade em relação aos objetivos preestabelecidos pelo programa.

Optou-se pela adoção do método qualitativo, ou seja, a apresentação de um problema ”na busca por entender a relação de causa efeito do fenômeno e consequentemente chegar a sua verdade”(OLIVEIRA,2002). Buscando assim destacar a necessidade de uma serie de leituras para ajudar na analise e entendimento da temática estudada, com base nos dados e nas teorias iremos utilizar um método comparativo onde faremos um paralelo entre a prática e a teoria, chegando assim a uma conclusão final sobre a temática apresentada. A escolha desta metodologia se fez necessária, pois é através dela que poderemos “...obter o entendimento a respeito do comportamento de vários fatores e elementos que influem sobre um determinado fenômeno”(OLIVEIRA,2002),estes fenômenos no caso analisados são os dados sobre a organização e concretização do PNAE no município de Guia Lopes da Laguna.

Os dados utilizados para o desenvolvimento da presente análise são classificados como primários e secundários. Sendo que os dados primários foram obtidos diretamente dos questionários enviados a nutricionista responsável pela coordenação da merenda escolar no município em questão a análise dos resultados obtidos é apresentada durante o decorrer deste trabalho.

Assim podemos citar como dados secundários aqueles coletados através da pesquisa nas escolas levantando informações como clientela atendida, número de alunos atendidos, número de escolas atendidas, modalidade utilizada para aquisição dos alimentos, quais os produtos normalmente adquiridos, funcionamento da cozinha piloto,nutricionista responsável, número de nutricionistas.

Na análise apresentada no próximo capítulo serão apresentados alguns dados, coletados durante a pesquisa no município citado.

Atualmente a preocupação com as crianças com obesidade tem aumentado isto porque segundo campos (2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com