TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERENDA ESCOLAR

Exames: MERENDA ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  9.484 Palavras (38 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

05

2 INCLUSÃO ESCOLAR

07

2.1EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

08

3 O MOVIMENTO DAS DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

11

3.1 INCLUSÃO E SUAS TRANSFORMAÇÕES

12

3.2 POLITICA DE INCLUSÃO ESCOLAR

19

3.3 RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

20

3.4 COMSEQUENCIAS DAS PALAVRAS 22

3.5 PROJETO POLÍTICI PEDAGÓGICO 24

4 UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO 26

4.1 PROFESSOR E A INCLUSÃO NA SALA DE AULA: FORMAÇÃO OU INFORMAÇÃO? 27

5 MUDANÇAS IMPORTANTES QUE MARCAM A HISTÓRIA

30

5.1 A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA TODOS..................................................................................................

31

5.2 CADA PESSOA TEM CARACTERISTICAS QUE SÃO SOMENTE SUAS

E QUE, NA VERDADE, AS DIFERENCIAM DAS DEMAIS.............................. 33

INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é analisar a contribuição do psicopedagogo no processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no âmbito escolar.

Para a consecução desta problemática, elencamos alguns objetivos específicos: Identificar o papel e a função do psicopedagogo institucional; Analisar o conceito de Necessidades Educativas Especiais; Abordar a luz de teorias perspectivas da Inclusão Escolar.

A inclusão escolar é um tema atual que instiga para uma educação de qualidade e valorização do ser humano, bem como respeito às diferenças, confirmando o encontro do humano. Nesse sentido o problema que nos instiga é: De que forma o psicopedagogo pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais?

Esta pesquisa partiu de um interesse em compreender sobre a importância da inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais, buscando a sua inclusão nas classes comuns da rede de ensino com igualdade de oportunidades, com respeito aos ritmos e estilos de aprendizagem, desenvolvendo atitudes, habilidades e valores no convívio com a diversidade.

O tema inclusão visa provocar uma reflexão sobre os conceitos de inclusão em decorrência de um processo de exclusão, marcadamente presente na história da educação brasileira, mas com quadros de significativos avanços nas últimas décadas e ainda com muitas lacunas a serem superadas.

A escolha da metodologia adequada é fundamental para o sucesso da pesquisa, neste sentido, o presente trabalho é de cunho qualitativo e a pesquisa é bibliográfica.

O tema da pesquisa fundamenta-se em buscar de que forma a inclusão escolar está inserida no ambiente escolar. Precisamos refletir sobre os atos humanos nas relações que se estabelecem. Devemos nos preocupar em repensar a prática pedagógica tornando-a ética e responsável voltada para a humanização dos alunos exigindo um novo pensar e um fazer contextualizado e inovador que parte por promover a formação ética e de cidadania.

Como referências bibliográficas, procurei ler livros que me auxiliassem e compreender melhor o tema inclusão.

O papel da escola é de construir cidadania, não só através do acesso ao conhecimento, mas também na construção de valores. Atender as diferenças é estar atento as necessidades, as habilidades, as dificuldades, as potencialidades do outro. A escola é um local em que se faz necessário o combate ao preconceito.

INTRODUCTION

The objective of this study is to analyze the contribution of psychopedagogist in the

process of inclusion of pupils with special educational needs in schools.

The school enrollment is a current topic that excites to a quality education and valuing human life and respect for differences, confirming the meeting of the human. This research started with an interest in understanding the importance of inclusion of pupils with special needs, seeking their inclusion in regular classes of the school with equal opportunities with respect to the rhythms and styles of learning, developing attitudes, skills and values in libing with diversity.

The school’s role is to build citizenship, not only through acess to knowledge, but also in building values. Attending the differences is to be attentive to the needs, abilities, difiiculties, the potential of another. The school is a place where it is necessary to combat prejudice.

2 INCLUSÃO ESCOLAR

No sentido etimonológico, a palavra ‘inclusão’, segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua portuguesa, implica encerramento e prisão, ao mesmo tempo em que significa estar metido, inserido ou compreendido dentro de algo. Incluir, portanto, é o ato de botar para dentro o que estava fora. Em contrapartida, buscando na mesma fonte, o sentido etimonológico de ‘exclusão’ remete para uma ação de afastar ou de privar algo ou alguém de determinadas funções ou situações, ao mesmo tempo indica uma exceção. Ora se é exceção, não deveria ser regra, logo, se ocorre a exclusão, nos vemos diante de um problema que, por sua vez, gera uma necessidade a qual será superada por uma outra ação ou investigação, ou seja, a ação da inclusão.

Para Werneck (1992), a inclusão deve ser entendida como processo interminável, dirigida a todos os alunos, contemplando inúmeras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com