TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nutrição

Conceito e definições são essenciais para a compreensão da nutrição de um ser assimiladas e incorporadas ao conjunto de conhecimento quer formam a estrutura congequitiva dos profissionais da área.

Nutrição→ É a combinação de processos naturais dos quais o organismo recebe e utiliza os alimentos necessários para obtenção de energia, manutenção de suas funções físicas e biológicas e mentais e a formação e desenvolvimento e a regeneração dos tecidos

Nutrição→ Ciência que se ocupa dos alimentos dos nutrientes e seus outros componentes que são as chamadas substancias bio-ativas sua ação interação e balanças em relação da saúde e a enfermidades, processo por meio dos organismos ingere, absorve e transporta e utiliza os componentes e excreta seus resíduos.

A Nutrição Compreende as seguintes fases.

Tem a alimentação, pessoas que compreendem a escolha a preparação e o consumo de alimentos, sem conotação direta com a necessidade biopiscosociais e econômicas do individuo.

Fase de gestão, absorção do metabolismo inicia-se a parte da ingestão dos alimentos até o momento em que o organismo utiliza seus componentes para a manutenção,ou recuperação da saúde.

Fase da excreção compreende a alimentação da parte alimentares utilizados e das não utilizadas.

Fontes alimentares

Alimentos com teor calóricos são de origem vegetal.

Cereais, arroz, milho e produtos leguminosos, feijão, lentilha, grão de bico, soja, amendoim, por serem pobres em carboidratos.

Hortaliças variam quando ao teor de carboidratos.

Frutas variam quanto ao teor de carboidratos.

Alimentos que contem carboidratos, são mel e leite, vitamina C se encontra somente no leite materno em qualidades associadas ao consumo da Vitamina presente na dieta da nutrisse.

Sais Minerais ou nutrientes inorgânicos, possui funções plásticas e reguladoras apropriadas no corpo humano e metabolismo como, cálcio, potássio, cobre e manganês.

Cálcio e fósforo são mais abundantes que se depositam na matriz óssea, a formação ocorre ate os 25 anos de idade, fornecidas na alimentação as melhores fontes são: Laticínios e fósforos, alimentos de origem animal e grãos.

Sódio, potássio e cloro, os três elementos mantém estrutura e funções. O Sódio e o potássio a mesma família química no organismo se misturam com o cloro.

Ferro, a maior parte esta no organismo e é encontrado nos eritrócitos, tem formas de hemoglobina no sangue e atua no processo respiratório com as proteínas e tem a função de transportar o oxigênio e o gás carbônico nos tecidos.

Magnésio, necessário para ação cerebral, alem de ser essencial a integridade funcional do músculo miocárdio. Desempenha importante papel na contração muscular e metabolismo energético durante a atividade física.

Selênio, presente em todas as células e tecidos do organismo em maior partes das glândulas, no córtex das suprarrenais, na hipófise e nas panarias e antioxidante encontrado em carnes e castanha do para.

Iodo faz parte da constituição dos hormônios tiroidiana Teroxina (T4) e triodatiroina (T3) regulam o metabolismo dos nutrientes e energético estando presentes em alimentos vegetais, a carência ainda pode incluir desdedeficiência leve e a carência completa de borio cujo o resultado é o aumento das glândulas da tireóide. Sua carência na vida intrauterina provocam uma doença chamada cretinismo.

Zinco→ Atua no metabolismo das proteínas e do acido nucléico na síntese do DNA, estimula vários enzimas e atua no sistema imunológico na cicatrização dos tecido lesionados ou feridas. E com a falta de zinco causa perda de cabelo, problemas no crescimento e cicatrização da pele, e aonde encontramos zinco, nos alimentos como carne, frutas, leguminosas como por exemplo: nozes.

Dietoterápica

É a ciência e a arte de alimentar corretamente pessoas e coletividades sadias. A ciência da Nutrição no planejamento e na preparação das refeições adequadas.

Dietifica, cuida da alimentação de pessoas com coletividades enfermas recebem o nome de DIetoterapia.

Dietoterapia, faz parte da cultura chinesa e ligada a alimentação. Como funciona a dietoterapia, os alimentos atuam como recurso terapêutico para a cura. Segunda a medicina chinesa cada alimento possui energia capaz de harmonizar o corpo.

Cuida da Alimentação de noite ótimo para despertar. A água ocupa um ponto central na dietoterapia não deixe de beber água ao longo do dia, uma boa mastigação para que os alimentos sejam bem triturados.

DIetiterapia é muito evidenciada a importância dos sabores na alimentação alguns alimentos são capazes de ”espantar tristeza como a pimenta, gengibre e o agrião”.

A nutrição enteral ou NE, segundo o ministério da saúde do Brasil designado a qualquer alimentos para fins especiais como, ingestão controlada de nutrientes na forma isolada ou combinada, em composição definida ou estimada especial para uso por sondas ou na veia nos pacientes desnutrializado ou não utilizado exclusivo para substituir ou complementar alimentação de pacientes desnutridos ou conforme sua necessidade ou regime hospitalar.

Nutrição enteral em adultos com:

• AVC;

• Anorexia Nervosa;

• Neoplasia de Esôfago;

• Doenças Inflamatórias ou intestinais;

• Queimaduras;

• Fistulas digestivas;

• Doenças Desmielinizantes;

Indicações em crianças com NE

• Refluxo Gastro esofagiano;

• Pneumonia aspirativa;

Tem contra indicações pacientes com:

• Obstrução intestinal;

• Cleopáralitico;

• Complicações obstrução da sonda;

• Saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (575.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com