TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  1/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

NUTRIÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho de produção textual do 6° semestre, apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Políticas e Programas Aplicados À Saúde e Nutrição, Planejamento e Organização de Uan ;   Análise Sensorial ; Alimentos Funcionais; Estágio em Nutrição Clínica .

Orientador: Prof.  

 Prudencio de Azevedo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

2. DESENVOLVIMENTO        2

2.1.1. CARDÁPIO SUGERIDO        3

2.1.2. ALIMENTOS FUNCIONAIS CONTIDOS NO CARDÁPIO        5

2.3 . UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL NAS ESCOLAS        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Este portfólio visa abordar e descrever sobre aprendizados adquiridos no estudo sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo, a ação de educação alimentar e nutricional de estudantes de escola pública, envolvendo todas as idades, trazendo boas práticas e aprendizado na alimentação saudável. Uma das práticas em ação é a análise sensorial, por meio de testes de aceitabilidade. Dentre as principais características estão: aroma, cor, textura e cheiro.

Por meio deste teste, é possível investigar o motivo de aceitação ou não de tal alimento e assim, trazer sempre melhorias e sempre ensinar e oferecer saúde em forma de refeição.

Veremos também a importância do planejamento do cardápio escolar e o respeito à cultura regional no que diz respeito aos alimentos.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em 1954 foi feita a formação do esboço do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foi implantado no Brasil oficialmente em 1955, e em 1979, que o Programa passou a efetivamente se denominar Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). (Melo ,2019).

Tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Tem caráter suplementar e transfere recursos financeiros do orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atender os alunos da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas das redes públicas federal, estadual, distrital e municipal. (Sara Silva SA, 2017).

A agricultura familiar é responsável por boa parte da produção de alimentos do país (como mandioca, feijão, milho, arroz, trigo, hortaliças, frutas, café, leite, suínos, aves, bovinos), sendo fundamental para promover a segurança alimentar e nutricional. A aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o PNAE contribui para ofertar uma alimentação saudável e adequada, respeitar a cultura e as tradições locais, formar hábitos alimentares saudáveis, alcançar o desenvolvimento sustentável e adquirir gêneros alimentícios diversificados, produzidos localmente; além de ser um meio de combate à pobreza rural, diminuição do êxodo rural, geração de renda, desenvolvimento da pequena produção agrícola, pecuária, comércio e indústrias locais, movimentando a economia e impulsionando o desenvolvimento do município.

  1. CARDÁPIO SUGERIDO

Dia /

Refeição

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

Café da Manhã

suco de manga, pão mini francês com requeijão

leite com achocolatado em pó e pão mini francês com margarina

suco de manga, pão caseiro com requeijão

leite com achocolatado em pó, e pão caseiro com margarina

leite com cereal arroz e Aveia e pão caseiro com queijo minas frescal

Almoço

arroz, feijão, frango grelhado, salada de beterraba cozida

+

1 banana

feijão, arroz, carne de panela ao molho madeira, salada de alface com cenoura crua ralada

+

1 pêra

arroz, feijão, ,torta de legumes, salada de alface  e   Rúcula

+

1laranja

arroz, feijão, carne moída com molho, e polenta

+

1tangerina

arroz, feijão, frango grelhado, salada de batata com cenoura

+

1 fatia de melancia

Lanche da tarde

Iogurte, biscoito maisena

vitamina de abacate e biscoito salgado

míngua de maizena com canela em pó por cima

bolo de cenoura e chá mate

vitamina de banana e maçã com biscoito salgado

Janta

sopa de letrinha

+

1 tangerina

polenta com carne moída e molho

beterraba cozida

+

1banana

macarrão parafuso ao molho de frango

cenoura cozida

+

melancia

arroz de forno

+

1maça

caldo verde

+

1 laranja

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. (Pfizer, 2019).

  1. ALIMENTOS FUNCIONAIS CONTIDOS NO CARDÁPIO

  1. Manga : é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A e C, magnésio, potássio, polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico, fibras. Além disso, a manga ajuda a combater inflamações, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo.
  2. Abacate : é rico em gorduras monoinsaturadas, vitaminas e, principalmente, em fitoquímicos importantes para a saúde. “O principal deles encontrado é o beta-sitoesterol, capaz de auxiliar no controle dos níveis de colesterol no sangue e na prevenção de doenças cardiovasculares”.

  1. Iogurte: é um grande aliado na busca de saúde, perda de peso, ganho                

 de massa magra e prevenção de doenças.

O iogurte é naturalmente rico em "bactérias boas", que são favoráveis ao bom funcionamento intestinal: "Essas bactérias propiciam a regulação da nossa flora intestinal e diminuem o crescimento de bactérias nocivas. Esta é a chamada função probiótica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (216.8 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com