TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.069 Palavras (17 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

[pic 3]


Introdução

    Atualmente, podemos apreciar nos meios de comunicação uma discussão presente na sociedade sobre nutrição, suas aplicações e acessibilidade. Essa discussão apresenta-se também no ambiente acadêmico. Um impulso importante para a ênfase desta questão veio de programas governamentais de combate a fome que vem sendo colocado como uma das prioridades da nova gestão do governo federal.

    Essa discussão, inevitavelmente adentrou-se no ambiente da educação física. Surgindo varias indagações a respeito do campo de conhecimento da nutrição, como: é importante para o profissional de educação física, conhecimento básico de nutrição? Em caso afirmativo, estes profissionais possuem este conhecimento básico? Existem mecanismos legais que incluem no currículo básico das instituições que formam profissionais de educação física, conteúdo relativo a esse conhecimento? Buscando responder a estas questões escrevemos este ensaio.

    Por nutrição entende-se a ciência que estuda o ato de nutrir-se através do conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células, incluindo os fenômenos sociais, econômicos, culturais e psicológicos que podem influenciar na alimentação (MITCHELL, 1988).

    Observando a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição, do MEC (Ministério de Educação e Cultura), notamos que o Nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica. Capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. O MEC ainda diz que o Nutricionista com licenciatura em nutrição está capacitado para atuar na educação básica e na educação profissional em nutrição.

    Já as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física do MEC, compreende uma área de estudo, elemento educacional e campo profissional caracterizado pela análise, ensino e aplicação do conjunto de conhecimentos sobre o movimento humano intencional e consciente nas suas dimensões biológica, comportamental, sociocultural e corporeidade. Como um campo de intervenção profissional que, por meio de diferentes manifestações e expressões da atividade física/ movimento humano/ motricidade humana (tematizadas na ginástica, no esporte, no jogo, na dança, na luta, nas artes marciais, no exercício físico, na musculação, na brincadeira popular, bem como em outras manifestações da expressão corporal) presta serviços à sociedade caracterizando-se pela disseminação e aplicação do conhecimento sobre a atividade física, técnicas e habilidades buscando viabilizar aos usuários ou beneficiários o desenvolvimento da consciência corporal, possibilidades e potencialidades de movimento visando a realização de objetivos educacionais, de saúde, de prática esportiva e expressão corporal.

    Ainda as diretrizes supracitadas do MEC definem o perfil do profissional de educação física como um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificados para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. Deverá ser formado para estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural de modo a atender as diferentes manifestações e expressões da Atividade Física/Movimento Humano.

    Colocando ainda que o campo de atuação do profissional de educação física é pleno nos serviços à sociedade na área da educação física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais e não formais, tais como ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras. Este campo é delimitado pela capacidade profissional de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas, do desporto e similares. Deverão, igualmente, serem consideradas as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.

    Entre as competências e habilidades que o MEC define como sendo objetiva da formação do graduado em educação física, a primeira citada é:

    Atenção à saúde, como profissional da área de saúde, dentro do âmbito da educação física, deve estar apta a desenvolver ações de prevenção, reabilitação, promoção e proteção da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O profissional de educação física deve assegurar ainda que sua prática seja realizada de forma segura, integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto de natureza individual como coletivo.

    Acreditamos assim, ser a nutrição um conteúdo muito presente nas áreas de atuação dos professores de educação física. Compartilhando da opinião que: "Os educadores da área da saúde e os assistentes de saúde ou nutrição suplementam e fazem a extensão dos serviços de orientação em nutrição [...]" (LÍNNEA 1988).

    Em algumas áreas a importância da nutrição na educação física é mais óbvia, como no treinamento. Porém, na educação escolar não temos a mesma facilidade de notar o professor de educação física utilizando na área conhecimentos nutricionais. E acreditamos ser importante para o professor de educação física escolar o conhecimento de nutrição assim como o de maturação, crescimento e pedagogia. Esta ligação da nutrição com a educação física nos sugere que a formação dos professores de educação física poderia incluir alguns conteúdos da nutrição para a formação de um profissional minimamente instruído nesta área de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (792.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com