TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA[pic 1]

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO DE NUTRIÇÃO

COORDENAÇÃO DE NUTRIÇÃO

JOSÉ CARLOS SILVA VELOSO

INGESTÃO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIAS DE SÃO LUÍS: fatores relacionados

São Luís

2015

JOSÉ CARLOS SILVA VELOSO[pic 2]

INGESTÃO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ENTRE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIAS DE SÃO LUÍS: fatores relacionados

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário do Maranhão – CEUMA, como requisito para a elaboração de um artigo científico.

Orientador: Rosangela Maria Lopes de Sousa

São Luís

2015

SUMÁRIO[pic 3]

1

INTRODUÇÃO        

3

2

JUSTIFICATIVA        

5

3

OBJETIVOS        

7

3.1

Geral        

7

3.2

Específicos        

7

REFERÊNCIAS        

8

1 INTRODUÇÃO

Segundo Rodrigues (2010) há uma crescente busca pela prática de atividade física nas academias. A maioria das pessoas ainda visa fins estéticos, no entanto, houve um aumento significativo em relação à saúde e qualidade de vida.

O Homem contemporâneo tem incessantemente almejado a saúde adequada e, concomitantemente, tem buscado melhorar o condicionamento físico. O desejo pela obtenção de resultados rápidos tem marcado esta realidade e o uso de substâncias que possam contribuir para tal efeito é atraente (ROCHA; PEREIRA 1998).

A sua comercialização é oferecida ao público geral com o intuito de melhorar algum aspecto do desempenho físico, principalmente, aumentar massa muscular, reduzir gordura corporal, aumentar a capacidade aeróbica, estimular a recuperação, e/ou promover alguma característica que melhore o desempenho esportivo. Além disso, também se lhes atribuem outros efeitos como perda de peso, melhora da estética corporal, prevenção de doenças e retardo dos efeitos adversos do envelhecimento. Enfim, com frequência são considerados “produtos milagrosos” que podem produzir “resultados mágicos” em curto prazo, ou assegurar pseudo-qualidade nutricional contra dietas deficientes (MAUGHAN; BURKE, 2004).

Entende-se que os suplementos devem ser utilizados quando as necessidades de nutrientes não estão sendo alcançadas pela alimentação, como é o caso de atletas profissionais, que são submetidos ao stress físico geral, metabólico, bem como suas necessidades nutricionais (OLIVEIRA; ANDRADE, 2007).

A melhor estratégia nutricional para a promoção da saúde e redução do risco de doença crônica é obter os nutrientes necessários através de uma alimentação adequada (HUANG,2007).

Apesar disso, o uso de suplementos, seja com finalidade estética ou para manutenção de estilo de vida saudável ou com intuito de melhorar o desempenho, tem aumentado drasticamente nos últimos 10 anos (HARRISON, 2004).

Na atualidade, as academias de musculação, recebem cada vez mais um numero maior de frequentadores, que as procuram no intuito de melhorar seu perfil estético (ganho ou perda de peso), essa busca muitas vezes reflete desde a utilização de programas de treinamentos resistidos inadequados com seu nível de condicionamento físico, bem como a utilização de suplementos sem a devida prescrição e acompanhamento dos profissionais especializados (ROCHA; PEREIRA, 1998).

Segundo Carvalho (2003), na maioria das vezes o comércio de suplementos é ilegal, acontecendo dentro das próprias academiasde ginástica e sem o controle da vigilância sanitária, o que acabar por facilitar o acesso e favorecer o consumo dos suplementos alimentares pelo público desportista. Assim, o uso elevado de suplementos decorre, provavelmente, tanto devido a informações limitadas que grande parte do público desportista tem a respeito da real função da nutrição no exercício, quanto da facilidade em adquirir os produtos. Muitos, erroneamente, pensam que uma alimentação de qualidade e equilibrada segundo as necessidades nutricionais do indivíduo não atende a necessidade dos que praticam atividade física.

A busca pela perfeição do corpo tem feito várias pessoas utilizarem esses suplementos de forma exagerada e sem indicação especializada,nas academias pelos personais ou ainda por logistas sem nenhuma habilidade legal para esta prática.

Considerando a importância do tema, este trabalho tem por objetivo verificar a prevalência do uso de suplementos em frequentadores de diversas academias de São Luís e os fatores relacionados a esse consumo.

2 JUSTIFICATIVA

A maior incidência de consumidores de suplementos alimentares são os praticantes de musculação devido à possibilidade deste exercício ser usado tanto para o desenvolvimento de força muscular, como para a "modelação corporal”, fato este que se baseia na crença de melhora de desempenho e resultados estéticos (LOLLO; TAVARES, 2007) afirmam também que suplementos dietéticos não sejam considerados alimentos convencionais da dieta .A atividade física, o desempenho e a recuperação após exercícios são otimizados quando há uma nutrição adequada. Escolher direito os alimentos, fluídos e os complementos alimentares e consumi-los no horário certo, garantemsaúde e desempenho (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 2000 apud HIRSCHBRUCH; CARVALHO, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com