TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO DE VINHO

Por:   •  11/12/2022  •  Artigo  •  4.750 Palavras (19 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 19

PRODUÇÃO DE VINHO

Glossário

Mariana Páscoa - 79082

Matilde Araújo - 78573

Mónica Lourenço - 78701

Rafaela Dib - 78959

  1. Termos gerais sobre a produção de vinho

Acetaldeído (1)

Substância constitutiva essencial do aroma de alguns vinhos que receberam o estágio oxidativo.

Acidez (1)

Propriedade dos vinhos equilibrada entre as frutas e outros componentes. Comum na maioria dos vinhos, faz com que o vinho envelheça apropriadamente. Quanto mais madura for a uva original, menos ácido será o vinho produzido.

Ácido Acético (1,2)

O ácido acético no vinho é uma substância de vinagre produzida durante o processo de fermentação por leveduras e bactérias, e contribui para a criação de sabores mais complexos e desejáveis. Também pode resultar da deterioração do vinho devido a bactérias acéticas. Em níveis baixos, esse ácido volátil complementa e aumenta o aroma e o sabor. Em excesso cria um sabor azedo característico do vinagre.

Ácido Ascórbico (3,4)

Também conhecido como vitamina C, tem poder antioxidante quando adicionado juntamente com o dióxido de enxofre ao mosto. Usado na produção de vinho branco.

Ácido Fenólico (4)

Constituinte do vinho que engloba os ácidos benzóicos e ciânicos.    

Ácido Tartárico (3,4)

É o que figura em maior quantidade no vinho. É o responsável por acumular depósitos de substâncias em vinhos pouco estabilizados.

Açúcar Residual (5,6)

Açúcar que resta após a fermentação alcoólica. Durante este processo, as leveduras alimentam-se da glucose e frutose da uva, transformando-as em álcool etílico e dióxido de carbono. Apesar da eficiência da fermentação, há sempre açúcar residual, que não foi completamente consumido pelas leveduras.

Adega (2,7)

Empresa onde se elabora e submete um vinho a estágio, podendo também comercializá-lo. Costuma ser construída à superfície. Quando se destina ao estágio de vinhos, convém dotá-la de isolamento e de climatização.

Adegueiro (4)

Nome que designa o responsável por supervisionar a adega e por todo trabalho referente ao estágio e produção do vinho.

Adstringente (1,6)

Caráter de um vinho rico em ácidos e taninos. Provoca uma sensação gustativa de secura na boca. Este caráter torna os vinhos duros e ásperos e é percetível essencialmente em vinhos tintos.

Aduelas (4,8)        

Tábuas de carvalho com configuração plana que constituem as pipas e os barris onde o vinho pode ser armazenado. 

Agridoce (3,4)

Sabor doce e azedo presentes ao mesmo tempo, normalmente se encontram em vinhos que foram fermentados de forma incorreta.

Agricultura Biológica (4,9)

Modo de produção que tem como objetivo produzir alimentos de maior qualidade e promover o desenvolvimento sustentável, no qual não são permitidos o uso de agroquímicos de síntese.

Álcool (10)

Proveniente da conversão do açúcar em etanol pelas leveduras presentes no processo da fermentação. Posteriormente, também pode ser adicionado ao vinho através do processo de fortificação. Possui algumas funções como, por exemplo, adicionar viscosidade ao corpo do vinho.

Ampelografia (2,4)

Disciplina da botânica que estuda as plantas das castas e as suas variedades bem como a análise molecular com o objetivo de reduzir a incerteza na identificação das mesmas.

Ampelologia (4)

Ciência responsável pelo estudo da estrutura da videira e que faz referência às diferentes variedades tendo em conta vários fatores como o tamanho, a forma, o sexo da flor, a cor e a textura.

Ampelológico (3,4)

Termo do elemento que pertence à ampelologia.

Ampelometria (4)

Parte da ampelografia que tem como objetivo o estudo das dimensões da videira.

Antrossolos (4)

Solos manipulados pelo Homem com o objetivo de serem utilizados para a produção de vinhas.

Área de Produção (4)

Área onde é implantada a vinha e os seus limites.

Argau (4,11)

Instrumento utilizado para recolher amostras do vinho na adega em várias alturas e de acordo com as necessidades.

Aroma (4)

As substâncias presentes no vinho são capazes de despertar sensações olfativas no consumidor que chegam pela via retronasal do mesmo, ou seja, quando o vinho já se encontra na boca.

Bacelo (2,4,11)

Método presente na agricultura que constitui uma técnica de reprodução da vinha e que consiste na implantação de uma parte da planta-mãe. Também pode ser entendido pela porção do pé da vinha que se encontra apto e onde será feita a enxertia com a casta desejada. Este termo também pode designar um terreno onde são plantadas as videiras que necessitam de suportes auxiliares.

Bactérias Acéticas (2)

As bactérias acéticas são as responsáveis pela produção de ácido acético (vinagre) e acetato de etilo (exala odor a cola, verniz, acetona).

Bagaço (3,4)

Material sólido resultante da uva após sofrer o processo de esmagamento.

Balanço (3,4)

É o equilíbrio entre os principais componentes do vinho: acidez, álcool, tanino, etc.

Balsâmico (2,4)

Aroma resinóide presente em alguns vinhos (verniz, cedro, resina, bálsamos vegetais,…) e que podem estar relacionados com as características do terreno.

Bardos (2)

Sistema de condução de vinha que corresponde a um conjunto de fiadas de arame onde são plantadas as videiras e que tem a capacidade de facilitar as mecanizações das culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (201.5 Kb)   docx (570.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com