TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Vinhos

Trabalho Universitário: Artigo Vinhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇAO DE ACIDEZ DE VINHOS POR IMAGENS DIGITAIS OBTIDAS POR CELULAR.

1Elessandra de M. Clóvis, *2Valdomiro Lacerda Martins;1,2Universidade Federal do Amazonas. 1Estudante de graduação (IC), 2Professor e Pesquisador (PQ).

* valdomirolacerda@gmail.com;

2Rua Nossa Senhora do Rosario n˚ Jauari Itacoatiara-Am; Rua Coronel Serudo Martins n˚1335 Iraci Itacoatiara-Am

Palavras Chave: Acidez de vinhos, Celular, Titulação Baseada em Imagens Digitais

Introdução

1Em 2012, o Brasil exportou cerca de 5,77 milhões de litros de vinhos, representando um aumento de 375,70% em relação ao ano de 2011. 2Os vinhos importados representaram 77,45% dos vinhos de mesa finos comercializados no Brasil. Devido a esta crescente demanda o mercado brasileiro e internacional passou a ser mais rigoroso no controle de qualidade. Como o vinho pode ser obtido a partir de matérias-primas hipoteticamente simples, torna-se um produto sujeito a adulterações, resultando na comercialização de produtos de má qualidade, provocando prejuízo financeiro ao consumidor e a saúde pública. Através de suas propriedades acidas dos vinhos pode-se determinar a qualidade utilizando o padrão de cores RGB e software adequados que convertem as imagens em valores analíticos. 3 O pH e a acidez dos vinhos são os parâmetros mais comuns a serem analisados pelo setor vitivinícola, onde o método empregado é por meio da titulação de neutralização. Entretanto, como a visualização do ponto final de titulação é de difícil percepção, pode-se recorrer aos métodos instrumentais de análises químicas, como a potenciometria e a espectrometria UV-VIS. 7Outro método que pode ser empregado é aquele em que a titulação de neutralização é acompanhada pela cor do produto resultante em cada adição do titulante.5 Esse método analítico baseado em imagens digitais vem se destacando cada vez mais como uma ferramenta promissora na química analítica, por requerer uma instrumentação de baixo custo e pelos resultados satisfatórios. Nessa metodologia, as componentes RGB (Red, Green e Blue) das imagens capturadas por celular são convertidas em valores de cores e uma curva é construída registrando estes valores em função do volume de NaOH adicionado. O valor máximo na primeira e o valor zero na segunda derivada do gráfico original permitem estimar o parâmetro analítico e calcular a acidez. Portanto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em avaliar a acidez de vinhos comercializados na cidade de Itacoatiara-AM, e como objetivos específicos contribuir no aperfeiçoamento dos métodos baseados em imagens digitais para determinar a qualidade de vinhos, e comparar os resultados obtidos com aqueles obtidos por titulometria clássica e/ou potenciométrica, usando ferramentas estatísticas.

Resultados e Discussão

A metodologia proposta para a obtencao das imagens é apresentada na Figura 1.

Figura1:Sistema de captura de imagens.

Fonte:Proprio Autor.

Durante a titulação de cada amostra, uma imagem foi capturada e armazenada para que, em seguida fosse construídas curvas registrando-se os valores de pH em função dos volumes adicionados de titulante, e outras registrando-se os valores da norma das componentes RGB em função dos volumes adicionados de titulante. Derivaram-se as curvas obtidas que resultaram nos gráficos abaixo.

Figura 2. Curva da primeira derivada da curva dos valores de pH versus volume de titulante adicionado.

Figura 3. Curva da primeira derivada da curva dos valores da norma das componentes RGB versus volume de titulante adicionado.

O parâmetro analítico utilizado para determinar a acidez dos vinhos foi obtido a partir do valor máximo da primeira derivada, Figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com