TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Imunologia

Por:   •  18/9/2021  •  Exam  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

1- O texto do aluno deverá apresentar, o 4 abordagens principais: 1 relacionada com a descoberta do MHC e as outras 3 relacionadas com a comparação entre MHC classe 1 e 2.

Questão 1 - valor: 20 pontos

O complexo principal de histocompatibilidade ou MHC (do inglês "major histocompatibility complex") é uma grande região genômica ou família de genes encontrada na maioria dos vertebrados. É a região mais densa de genes do genoma dos mamíferos e possui importante papel no sistema imune, auto-imunidade e no sucesso reprodutivo. As proteínas codificadas pelo MHC são expressas na superfície das células de todos os mamíferos e têm papel imunológico, principalmente, na resposta imunológica adaptativa.

As principais proteínas do MHC pertencem a dois grupos: MHC classe 1 e MHC classe 2.

Pergunta: Escreva um texto explicando como as proteínas do MHC foram descoberta. Além disso, compare as duas classes de MHC. Tente abordar todos os aspectos possíveis: desde a estrutura molecular até o papel ou importância da sua atividade biológica.

O (MHC)foi descoberto após testes em camundongos que apresentou rejeição dos enxertos transplantados,viram que os genes do MHC participava da resposta imune humoral e da resposta mediada por células,algumas linhagens de camundongos respondiam a um antígeno particular e outras linhagens isso não ocorria e as linhagens divergiam em um ou mais genes do MHC. Mostrou-se que existia 2 tipos de moléculas codificadas pelo MHC;Classe I vistas em células nucleadas,classeII vistas apenas nas células apresentadoras de antígenos.Após a descoberta de como o receptor de célula T identifica o antígeno,é que a função do MHC na resposta imune foi entendida. A função do MHC é codificar as proteínas de superfície e reconhecer e apresentar antígenos próprios ou externos para o nosso sistema imune adaptativo.Na estrutura das classes I e II existe uma fenda, onde se liga o antígeno, lá apenas 1 antígeno pode se ligar à fenda por vez, e apenas antígenos proteicos podem se ligar na fenda dos MHCs. Compõe MHC classe I:T cytotoxic;CD8;8 a 10 aminoácidos,3 cadeias α e 1cadeia β2 microglobulina, MHC de classe I é produzido por todas as células para apresentação de antígenos agentes intracelulares,faz a ativação de Linfócitos T CD8 + citotóxico. O processamento e a apresentação dos antígenos proteicos, a natureza do agente invasor define o local do processamento da proteína do agente e define o tipo de apresentação:agentes intracelulares;Processamento no Citosol;Apresentação via MHC I.Acontece síntese de proteínas estranhas no citoplasma,proteínas estranhas são alvo de destruição,elas são desdobradas pela ubiquitina e degradadas no proteossoma, após a síntese das cadeias β e α da MHC I no Retículo Endoplasmático (ER),o Transportador associado ao processamento antigênico (TAP) transporta os peptídeos originados da degradação das proteínas estranhas para dentro do ER,MHC I se liga ao peptídeo da proteína estranha e é levado por vesículas exocitícas e apresentado na superfície.Características MHC classe II:T Helper,CD4,13a18aminoácidos,2cadeias α e 2cadeias β, macrófagos,células dendrilicas,células B,MHC de classe II são produzidos apenas por APCs para a apresentação de antígenos de agentes extracelulares fagocitados,ativação de Linfócitos T CD4 + (auxiliares). No seu processamento e apresentação dos antígenos proteicos,a natureza do agente invasor define o local do processamento da proteína desse agente e o tipo de apresentação:agentes extracelulares,processamento em vesículas,apresentação via MHC II. Ocorre a Fagocitose,após a Síntese das cadeias β e α da MHC II no Retículo Endoplasmático acontece a montagem dessas cadeias ao Peptídeo de Cadeia Constante da Classe II,a vesícula exocítica,contento MHC II,se funde ao endossomo,contendo peptídeos originados da digestão do agente invasor,DM retira o CLIP da MHC II,deixando sua fenda disponível para a ligação com peptídeos do agente agressor,com isso o MHC II ligado ao peptídeo do agente agressor é apresentado na superfície.

Referencias Consultadas:

https://microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port-chapter10.htm

https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/ed-5-complexo-principal-de-histocompatibilidade.pdf

2- A resposta do aluno deverá conter, ao menos, 4 abordagens: 2 consequências causadas pela toxina à resposta imunológica e as 2 justificativas para essas consequências citadas.

Questão 2 - valor: 20 pontos

A Síndrome do Choque Tóxico é uma doença causada por toxinas bacterianas que agem no nosso sistema imunológico como "superantígenos". Ao contrários dos antígenos normais, que são capturados pelas APCs e apresentados por via de moléculas do MHC, os "superantígenos" não se liga na fenda do MHC e, portanto, não estabelece uma ligação específica. O "superantígeno" se liga ao MHC e ao TCR por um sítio inespecífico.

Pergunta: Baseado no conteúdo abordado nas aulas sobre ATIVAÇÃO DA RESPOSTA ADAPTATIVA, OS SINAIS NECESSÁRIOS PARA ESSA ATIVAÇÃO e ATUAÇÃO DAS CÉLULAS ATIVADAS, discuta quais consequências essas toxinas podem causar ao sistema imunológico e justifique sua resposta.

2 tipos de toxinas bacterianas:a endotoxina que é a toxina associadas às células,e a exotoxina que são toxinas difusíveis extracelulares.As doenças ligadas à exposição de superantígenos é devido a hiper ativação do sistema imune e liberação de citocinas biologicamente ativas pelas células T ativadas.A Bacteria Sthaphylococcus aureus, são sustâncias solúveis,geralmente de natureza proteica,que altera o metabolismo normal da célula ou tecido hospedeiro.Ele fabrica a exotoxina usa seus ribossomos,ativa seus operons,manda seus genes serem expressos,ela produz uma toxina e fica liberando no organismo que está sendo invadido.O Sthaphylococcus, pertence a nossa flora normal,pode chegar até 50% da flora bacteriana nasal,e tbm é encontrada na flora vaginal,ela é causadora de infecções hospitalares graves,pois existem muitas cepas de Sthaphylococcus que são multirresistentes.Saindo do ambiente correto é causadora de doenças terríveis.As características que ajudam na adesão do Sthaphylococcus são as fimbrias,a capsula,a píli e exotoxinas ajudando essa bactéria a ficar bem presa no local que ela resolveu se instalar,ela possui algumas proteínas que ajudam na sua adesão,a coagulase;as proteínas que se ligam a fibronectina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com