TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE IODO EM CLORETO DE SÓDIO

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE IODO EM CLORETO DE SÓDIO

JUNDIAI

2017

FABIOLLA VIEIRA

LARISSA BATISTA

QUANTIFICACÃO DO TEOR DE IODO EM CLORETO DE SÓDIO

Relatório de Nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta como exigência parcial para a conclusão da disciplina de Bromatologia, sob orientação da Prof.ª Camila Molena de Assis.

JUNDIAI-SP

2017

                                            SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................... 3
  2. OBJETIVOS ................................................................................................... 4
  3. MATERIAIS E METODOS ............................................................................. 5,6
  4. RESULTADOS E DISCUSSÕES ...................................................................7
  5. CONCLUSÃO .................................................................................................8
  6. BIBLIOGRAFIA ..............................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

IODO EM CLORETO DE SÓDIO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a  deficiência de  iodo como um grave problema de saúde pública e enfatiza que cerca de 2 bilhões de pessoas, ou 35,2% da população global, apresenta deficiência de iodo em suas necessidades diárias, sendo que as sequelas decorrentes dos Distúrbios por Deficiência de Iodo (DDI). O elemento iodo é considerado essencial e necessário às funções normais da tireóide, sua presença no organismo em níveis anormais , sintetiza tiroxina (T4) e triiodotironina (T3). A carência de iodo no organismo afeta a secreção dos hormônios TSH promovendo alterações metabólicas. O excesso de iodo, por outro lado, pode aumentar os casos de tireoidite de Hashimoto e hipertireoidismo. (IESPES,2014).

Desde que foi determinada a obrigatoriedade da adição de iodo no sal, em 1953, o Ministério da Saúde realizou quatro pesquisas para quantificar a existência do bócio. No Brasil, em março de 2003, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em sua RDC nº 130, de 26 de maio de 2003, e em seu Artigo 1º estabeleceu que: “somente será considerado próprio para consumo humano o sal que contiver teor igual ou superior a 20 (vinte) até o limite máximo de 60 (sessenta) miligramas (mg) de iodo por quilograma (kg) de produto”.(IESPES,2014).

Já no mês de abril de 2013, a ANVISA aprovou regulamento técnico que estabelece a nova teorização de iodo no sal de cozinha através da RDC n° 23, publicada no mês de abril de 2013, regularizou que o teor de iodo deverá estar igual ou superior de quinze (15) mg até o limite máximo de quarenta e cinco   (45)   mg   por   quilograma   de produto. (RDC,2013)

Entre tudo essa prática foi adotada para reduzir a ocorrência de distúrbios causados pela deficiência de iodo, entre eles, o mais conhecido é bócio. Desta forma, a determinação de iodo no sal de cozinha é de vital importância para manter dentro dos padrões da ANVISA. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008).

  1. OBJETIVO

Determinar a quantidade de iodo no cloreto de sódio , a partir da titulação e verificar se ele está dentro  do valor recomendado pela RDC ou não .

  1. MÉTODOS E MATERIAS

MATERIAL PARA IODO

Pipeta

Becker

Erlenmeyer

Pipetador

Agitador

Barra Magnética

Bureta

Morça

Barra universal

Ácido sulfúrico

Solução de Amido

Tiossulfato de Sódio

Alimentos: Água destilada e sal de cozinha

METODO DE IODO EM NACL

Pegou-se o erlenmeyer . Dirigiu-se a uma balança analítica, e o pesamos, taramos e  adicionou-se 2,5g de sódio. Retirou-se o erlenmeyer da balança, e colocou-se sobre a bancada.

Colocou-se 50ml de água destilada dentro de um Becker, e transferiu-se os 50ml de água do Becker para o erlenmeyer com a amostra. Adicionou-se a barra magnética dentro do erlenmeyer e colocou-se sobre o agitador e deixou-se por 5 minutos até que a amostra ficasse totalmente diluída e homogeneizada.

Pipetou-se na pipeta puxando com o pipetador 1 ml de ácido sulfúrico e adicionou-se  no erlenmeyer que estava sobre o agitador. Adicionou-se 0,5 ml de iodato de potásso e dilui-se na amostra . Pegou-se 5 gotas de solução de amido ( mudando de coloração ficando azul marinho ) na amostra. Ambientou-se a bureta para  evitar a diluição do tiossulfato com possíveis resíduos de água ou substancias utilixadas anteriromente, descartou-se a primeira  a solução do tiossulfato. Pipetou-se novamente o tiossulfato de sódio transferindo o para a bureta. Prendeu-se a bureta na morça fixada a barra universal e colocou se sobre o erlenmeyer e deixou-se pingar na amostra dentro do erlenmeyer até que a solução fica-se incolor .Tomou-se nota da quantidade de tiossulfato utilizado .

Assim foram feitos esses procedimentos nas amostras 2 e 3 .

  • Ao executar os mesmo procedimento com amostra 1 durante o processo de transferência do iodato de potássio para  erlenmeyer com a amostra , houve um equivoco e  adicionamos  na amostra 10 ml ao invés de 0,5 ml de iodeto , nas amostras seguintes as quantidades de iodeto foram utilizadas corretamente, assim descartou-se a amostra 01.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO
  1. CÁLCULOS

Tabela 1- Resultado do ensaio para determinação do teor de iodo no cloreto de sódio

AMOSTRA

TEOR DE IODO mg/kg

RESULTADO

AMOSTRA 01

39,77

DESCARTADO

AMOSTRA 02

26,57

CONFORME

AMOSTRA 03

29,69

CONFORME

Cálculos dos resultados obtidos do teor de iodo no cloreto de sódio

  • Mg de iodo =  Vna2s2o3 X fx 10,58

               Kg sal                        M Sal

                  Amostra 01  Mg de iodo = 10 x 1 x 10,58  = 39,77 mg/kg sal (DESCARTADO)

                                  Kg sal                 2,66

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com