TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Transformação das Cantinas Escolares no Brasil Aspectos Nutricionais e Tecnológicos

Por:   •  8/2/2019  •  Ensaio  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

A transformação das cantinas escolares no Brasil - aspectos nutricionais e tecnológicos

        A alimentação escolar tem profunda importância com o processo de aprendizado, construção de hábitos alimentares e de identidade de crianças e adolescentes. Tão importante e tão presente quanto a alimentação, é o papel da tecnologia. É inegável que cada vez mais crianças e adolescentes têm acesso à celulares, computadores e outros dispositivos tecnológicos.

        A escola tem papel essencial na criação de hábitos alimentares. Essa função deve ser desenvolvida junto aos pais e à sociedade, visto que a alimentação também é uma forma de cultura. Nas últimas décadas, observou-se um salto da prevalência de obesidade em crianças e adolescentes, bem como outras morbidades relacionadas. Estudos estimam que em 2025, cerca de 150 mil crianças e jovens terão desenvolvido diabetes tipo 2, enquanto 1 milhão serão hipertensos ¹. Os dados alarmantes revelam a preferência destas crianças por alimentos ricos em açúcar e gordura, com alta densidade calórica e pobres em nutrientes. Há alguns anos, as cantinas escolares também fortaleciam este ciclo de má alimentação. Contemplando opções gordurosas, com muito açúcar e raras opções saudáveis, contribuíram para a piora deste quadro.

        Mais recentemente, há um movimento dos pais e da própria sociedade para que esta situação possa ser revertida. Desde 2005, o estado do Rio de Janeiro conta com uma lei que proíbe alimentos que possam contribuir com a obesidade infantil. Além disso, segundo o Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável aumentou 98% ². Os dados são positivos e reforçam a preocupação com a alimentação e saúde.

        É neste sentido que pais, escola e empreendedores estão buscando fazer a diferença neste cenário. Utilizando a tecnologia como meio, empresas estão inovando quando o assunto é alimentação. É neste cenário que a Nutrebem vem se destacando. A startup criada em 2012 vem ganhando cada vez mais adesão de escolas. Através de orientação nutricional e autonomia, as crianças ficam mais à vontade para fazer suas próprias escolhas, de forma mais consciente e equilibrada. Desta forma, contribuem para a formação de sólidos e benéficos hábitos alimentares que as crianças levarão para a vida toda.

REFERÊNCIAS:

1 - Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas em 2025, estima organização.

Keila Guimarães - São Paulo, Out./2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-41588686

Visitado em 29/01/2019.

2 - Pesquisas de mercado apontam maior preocupação com alimentação saudável. Juliana Carreiro - Abr./2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/pesquisas-de-mercado-apontam-maior-preocupacao-com-alimentacao-saudavel/

Visitado em 29/01/2019.

3 - O papel da alimentação escolar na formação dos hábitos alimentares. 

Ana Maria Cervato, São Paulo - 2013. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rpp/v31n3/pt_0103-0582-rpp-31-03-00324.pdf

Visitado em 29/01/2019.

4 - A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar.

Bethsáida de Abreu Soares Shmitz - Brasília - Mai/2008. Disponível em:

https://www.scielosp.org/article/csp/2008.v24suppl2/s312-s322/pt/

Visitado em 29/01/2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com