TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SEUS ASPECTOS NUTRICIONAIS

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande

2017


dileuza aparecida da silva[pic 6]

[pic 7]

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SEUS ASPECTOS NUTRICIONAIS

Projeto apresentado ao Curso de nutrição da Instituição de ensino Uniderp-Agrarias.
Orientador:
Karoline


CAMPO GRANDE

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal desta pesquisa é elucidar a grande importância que a alimentação tem durante o período em que o escolar permanece no meio escolar principalmente na Educação Infantil garantindo-lhe bem-estar, ânimo, atenção e facilidade para aprender, além de contribuir para a manutenção de sua saúde e nutrição.

        Os dados para elaboração desta pesquisa serão buscados através de levantamentos bibliográficos, com base em autores, livros, artigos que tratam sobre a temática, para o embasamento teórico da pesquisa.

A importância de uma alimentação saudável é indiscutível em todas as etapas da vida, entretanto, a infância requer uma maior atenção, já que nesta fase o organismo humano encontra-se em franco desenvolvimento, podendo a prática contínua de uma alimentação inadequada ocasionar o desenvolvimento de carências nutricionais.

O escolar necessita de cuidados quanto a sua alimentação, pois neste momento ele está se desenvolvendo e crescendo e começa a descobrir novos hábitos alimentares, que podem ser influenciados tanto pelos pais, pela mídia como pelo convívio com outras crianças e adultos. Hoje em dia a maioria dos escolares se alimenta de forma errada, preferindo alimentos industrializados, sendo ricos em gorduras, açúcares e corantes e que prejudicam a saúde, o aprendizado e até mesmo o seu desenvolvimento.

O Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE) é um programa institucionalizado dentro da politica nacional de alimentação há mais de 50 anos. Objetiva em atender as necessidades nutricionais dos alunos e a formação de hábitos alimentares saudáveis no âmbito escolar. São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.

Coordenado nacionalmente pelo FNDE, o PNAE tem sua gestão descentralizada, o profissional nutricionista é o responsável técnico em nível da entidade executora. O nutricionista responde ética, civil, administrativamente e penalmente pelas atividades definidas conforme Resolução nº 358/2005 que dispõe sobre suas atribuições no âmbito PNAE.

 

 1.1 O Problema

Como a oferta de uma alimentação adequada no âmbito escolar interfere na qualidade de vida dos alunos?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Compreender a importância de se ofertar uma alimentação escolar adequada. 

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Analisar o papel da merenda escolar para formação de hábitos alimentares saudáveis.
  • Identificar as politicas nacionais de alimentação e nutrição escolar
  • Identificar a importância do nutricionista no ambiente escolar.

3 JUSTIFICATIVA

Considerando que a escola é um espaço de convívio e aprendizado, e com grande influencia sobre os hábitos alimentares de seus alunos, e nela a criança passa boa parte do seu dia, é indispensável que a escola promova ações que apresentem mudanças nos hábitos alimentares dos alunos e de sua família, pois o que a criança aprende na escola além de levar para vida toda, ela transmite aos seus familiares.

A discussão sobre alimentação no contexto social é importante para a compreensão da dimensão que ela assume na vida das pessoas, uma vez que o ato de se alimentar inclui não apenas a ingestão de alimentos, mas está relacionado, entre outros, a aspectos sociais, emocionais e culturais.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ter uma alimentação saudável e adequada em cada fase do desenvolvimento humano é de extrema importância na qualidade de vida, já que em cada fase a alimentação tem funções diferentes, porém essencial a todas elas. Isso reflete tanto na imagem pessoal do individuo, quanto no corpo e na mente (BRASIL, 2009).

“A formação de hábitos alimentares saudáveis é um processo que se inicia desde o nascimento, com as práticas alimentares introduzidas nos primeiros anos de vida pelos pais, primeiros responsáveis pela formação dos mesmos” (Amaral, 2008, p.01).

Quando comemos ou oferecemos para uma pessoa comer, temos que levar em conta bem mais do que aquilo que estamos a oferecer, como a qualidade daquele alimento e os seus valores nutricionais, O crescimento infantil não se restringe ao aumento do peso e da altura, mas caracteriza-se por um processo complexo que envolve a dimensão corporal e a quantidade de células, influenciado também por fatores genéticos, ambientais e psicológicos (VITOLO, 2003).

De fato se tornou uma necessidade atual e necessária à conscientização e promoção á saúde sobre a educação nutricional dos alimentos. Com a orientação de profissionais qualificados e com formação especifica em nutrição, para que haja melhoria na qualidade de vida, pois somente através da conscientização para adquirirmos hábitos alimentares corretos e assim alcançarmos os benefícios para a uma boa saúde do corpo. (AMARAL, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com