TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de uma alimentação saudável

Artigo: A importância de uma alimentação saudável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  416 Visualizações

A importância de uma alimentação saudável

Todos os alimentos são compostos por nutrientes, com diversas funções, tais como: dar energia, construir os músculos e os ossos, regular a temperatura corporal, entre outras.

Os alimentos passam os nutrientes para o interior do nosso organismo, graças ao nosso sistema digestivo começando pela boca. Os nutrientes são divididos em dois grupos, os micronutrientes e os nutrientes.

Dos micronutrientes fazem parte as vitaminas e os sais minerais, as proteínas, os glicídios e os lipídeos, responsáveis por fornecer energia para nosso corpo.

As proteínas são fundamentais para o crescimento e prevenção dos órgãos, tecidos e células. São encontradas nos alimentos de origem vegetal e animal.

Os glicídeos são os principais fornecedores de energia para a célula. Encontrado nos vegetais, nos cereais e nos frutos.

Os lipídeos são responsável pelo desenvolvimento do cérebro, da visão e constituem

nossas células. São encontrados nos alimentos de origem animal e vegetal.

As vitaminas estimulam o crescimento e permitem a manutenção do corpo.

Os minerais são semelhantes as vitaminas, pois não possuem valor energético mais desempenham funções importantes no nosso corpo, como permitir a manutenção dos tecidos e das células.

A água é a substância em maior quantidade no corpo, é utilizada para transportar nutrientes e substância, é um ótimo solvente e também é responsável pela regulação da temperatura corporal.

É muito importante se alimentar de maneira correta, pois assim não irar faltar nutrientes para o nosso corpo, evitando muitas doenças.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com