TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Água, Substâncias Perigosas em Meio ao Essencial

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 13

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE:

Água, Substâncias Perigosas em Meio ao Essencial.  

 

 

 Dandara Gathia da Silva Menezes

Daniele Ribeiro de Souza Silva

Dauane Ribeiro da Silva

Glaucia Vargas Azevedo Lima Nunes

Mariana Azeredo Ribeiro

Tutora: Thatiana Barbirato

 

INTRODUÇÃO

 Água, do latim “Aqua”, é uma substância química formada por moléculas de hidrogênio e oxigênio, em sua fórmula H2O. A água pura é incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e insípida (sem gosto). (DE FREI TAS, Eduardo. 2021).

 A maior parte do planeta Terra é constituída de água, cerca de 71% dele. No entanto, a água salgada, que forma os oceanos, ocupa 97,5% desse total, ficando apenas 2,5% representado pela água doce, o que torna sua preservação extremamente importante, já que essa quantidade é muito pequena em comparação ao total de água existente no planeta. A água da chuva é responsável por encher os maiores reservatórios de água doce, como rios e lagos, além dos reservatórios. (HESS, 2018).

 No corpo humano, a água atinge o porcentual de 70% de sua composição, sendo indispensável à manutenção da vida, uma vez que desempenha no organismo funções como hidratação, transporte de nutrientes entre células, e a excreção de substâncias tóxicas através do suor e urina. Também auxilia a digestão, sendo parte constituinte do suco gástrico. A água, na verdade, está relacionada a todas as funções desenvolvidas pelo organismo em meio aquoso. (DE FREITAS, 2021; SANTOS, 2021).

 

Figura1- Molécula H2O                                              Figura 2- Proporção de água no organismo

[pic 1]                    [pic 2] 

Fonte: Mundo Educação                                                Fonte: http://enae.toluna.com/ 

Diante disso, fica evidente que a água é indispensável, pois sustenta a vida e os ecossistemas. A falta da água própria para o consumo gera um enorme impacto na vida da população, afetando a saúde e o desenvolvimento do ser humano. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, serviços inadequados de abastecimento de água, com quantidade e qualidade necessárias, comprometem a Resolução 64/292 da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2010, que reconhece o direito à água potável e ao saneamento básico, como sendo um direito essencial do cidadão. (BRASIL, 2006).

 

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

 

 A água quando não tratada adequadamente, se torna um condutor de inúmeras doenças. Através da ingestão de água que contenha componente nocivo à saúde, o organismo se torna suscetível às mais diversas enfermidades. (HESS, 2018.).

 Uma grande problemática que vem sendo levantada refere-se não somente ao tratamento da água, feito pelas estações de tratamento, mas à contaminação das fontes de água e do solo por metais pesados através do descarte de resíduos industriais. Diversos seguimentos industriais fazem uso desses metais que são lançados indiscriminadamente nos esgotos, causando a contaminação. Entre os principais elementos tóxicos estão o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, bário, cobre, cromo e zinco. (BERGAMASCO, 2011; HESS, 2018).

 A maior parte da água captada para o consumo vem dos rios e os esgotos são sua principal fonte de contaminação. E é essa água que chegará às residências através de um ciclo onde a água é captada, tratada, encanada, usada, despejada no esgoto, tratada e devolvida aos rios, onde o ciclo recomeça. Nas ETAs (Estações de Tratamento de água), a água recebe tratamento e microorganismos patogênicos são eliminados, mas devido ao sistema falho de tratamento, substâncias químicas e tóxicas continuam presentes nela e chegarão às torneiras. (HESS, 2018). 

Figura 3 – Tratamento de esgoto

[pic 3] 

Fonte: http://site.sabesp.com.br/ 

[...] É fundamental o conhecimento científico sobre a existência de contaminantes em fontes de abastecimento da população, para que sejam tomadas medidas efetivas, junto aos órgãos públicos, a fim de garantir melhorias na qualidade do abastecimento de água, contribuindo assim, para a melhoria na qualidade de vida da população (Barçante, et al. 2016). 

 

 A contaminação microbiológica da água é a mais conhecida. Nesse ínterim, bactérias, vírus e protozoários são os causadores de doenças infecciosas associadas ao consumo da água. As doenças parasitárias estão relacionadas ao consumo de alimentos contaminados pela água e/ou contato com o solo. (DE PAIVA BARÇANTE, 2016).

De acordo com Wartha (2016), a irritação e inflamação do trato gastrointestinal, causada por contaminação, conhecida como gastroenterite, merece atenção quando acomete crianças, idosos e portadores de doença autoimune, pois o quadro de vômitos e diarreias pode facilmente debilitar esse grupo, comprometendo gravemente sua saúde. A ocorrência de gastroenterite está diretamente relacionada ao consumo ou contato do indivíduo com água contaminada.  

Em períodos de enchentes se faz necessário evitar o contato com a água da chuva, evitando o risco de contato com a bactéria Leptospira, causadora da leptospirose.  

Figura 4 – Fluxograma Contaminação microbiológica atáves da água

 

 

 [pic 4]

Fontes de água também vêm sofrendo contaminação química de origem natural, industrial, doméstica e agrotóxica. A contaminação química por origem natural se dá através do contato da água com solos e rochas. Flúor e Arsênio são as duas substâncias que causam a maior parte das contaminações naturais na água. Isso se dá frequentemente em locais onde escavações profundas são realizadas como maneira de captar água, devido à escassez, conseguindo dessa forma, um reservatório de água. No entanto, esse fluxo subterrâneo de água, dissolve substâncias presentes nas camadas profundas de terra, entre elas o flúor, arsênio, urânio, radônio, césio e lítio. (PINTO at al, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (238.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com