TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CARDÁPIO DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA SITUADA NO MUNICÍPIO DE ESPIGÃO D’OESTE - RO

Por:   •  29/5/2015  •  Artigo  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE CARDÁPIO DE UMA UNIDADE PENITENCIÁRIA SITUADA NO MUNICÍPIO DE ESPIGÃO D’OESTE - RO

Hellen Cristina Cruz (1), Jéssica Leite de Carvalho (1), Lucilene Borcharth Raasch (1)

Graduandas do curso de bacharel em Nutrição – UNESC, Cacoal -RO.

Fernanda Rosan Fortunato Seixas (2)

Nutricionista, Mestre em Engenharia e Ciência de Alimento, Doutoranda em Engenharia e Ciência de Alimentos, Professora e Coordenadora do curso de Bacharel em Nutrição – UNESC, Cacoal –RO.

INTRODUÇÃO

        Na história da alimentação presidional, foi verificado que há uma diferença da alimentação das outras pessoas da sociedade (JÚNIOR, ARAÚJO e MELLO 2012). Com relação a alimentação, o Artigo 41(I) da LEP (Lei de Execuções Penais) dispõe sobre os direitos dos presos a alimentação adequada. Entretanto, no estabelecimento prisional analisado, a dieta não esta adequada de acordo com a pirâmide alimentar, pois a mesma esta com déficit de alguns alimentos essenciais para se obter uma dieta normal.

    No entanto segundo as recomendações nutricionais devem ser definidas tradicionalmente como a quantidade de energia e nutrientes que atende as necessidades dos individuos. Essas recomendações devem atender a cada um, para que os mesmos  possam ter uma boa saude. (TUCUNDUVA, 2008)

        Os presos que dependiam exclusivamente da comida fornecida pela penitenciária, tinham uma dieta incompatível com as necessidades nutricionais básicas.(TRINDADE, 2011)

MATERIAIS E METODOS

        O trabalho desenvolvido é uma pesquisa observacional, descritiva e de caráter quantitativo. Os cardápios analisados foram de uma unidade penitenciária da cidade de Espigão d’oeste – Rondônia.

Coleta de Dados

        Os dados foram coletados em agosto de 2012. Utilizou-se nesse estudo cardápios da refeição café, almoço e jantar oferecidos em 7 dias da semana, sendo que a empresa  apresentava um cardápio pré-estabelecido semanalmente, porque a mesma possui uma  profissional nutricionista técnica responsável, que  atende o parâmetros   da UAN.

Cálculo teórico dos macronutrientes

Como já possui uma nutricionista técnica responsável nesse estabelecimento, então os consumos reais per capita das preparações, já estavam divididos segundo as necessidades de cada individuo Para a realização dos cálculos de macronutrientes, foi utilizada como referência a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO, 2006).

Valor calórico total de todos os dias da semana

Segundo a tabela abaixo,pode ser observado que a quantidade de calorias ingeridas pelos presos estão todos acima de 2000 Kcal/dia.Esses resultados foram obtidos através do calculo do cardápio penitenciário acima,onde foi calculado separadamente cada macro .

Dias da semana

Valor energético total (VET)

Segunda Feira

2.713,65 kcal

Terça Feira

2.323,45 kcal

Quarta Feira

2.790,75 kcal

Quinta Feira

2.924,85 kcal

Sexta Feira

2.818,05 kcal

Sábado

2.242,25 kcal

Domingo

2.990,25 kcal

Calculo do cardápio oferecido no presídio, analisando % das  proteínas, lipídeos e carboidratos pode se visualizado nos seguintes gráficos abaixo:

Gráfico 1,2 e 3

Porcentagens dos Macros nutrientes,distribuídos nas refeições diárias, no período de uma semana.

Gráfico1

[pic 3]

O gráfico acima mostra que de acordo com as distribuição dos macros,pode se dizer que a mesma esta adequada.Pois segue -se o valor estimado de % dos carboidratos das  proteínas e dos lipídios.

Gráfico 2

[pic 4]

Como pode ser observado na figura acima, através da análise do cardápio ,pode ser observado que o mesmo esta bem distribuído comparando com as %  adequada para cada macro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com