TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESPERDÍCIO DA ÁGUA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SITUADAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP AGRÁRIAS

DESPERDÍCIO DA ÁGUA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SITUADAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS.

CAMPO GRANDE – MS

2015

EVANI SEVERINO DE SOUZA BRITO RA:5410112992

LEILA DE OLIVEIRA SAFFE RA: 1299211007

SIMONE MELO DA FONSECA RA: 3425800242

DESPERDÍCIO DA ÁGUA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SITUADAS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE - MS.

Trabalho de conclusão do curso, apresentado como requisito para compor a nota parcial do TCC 1, ministrada pela prof.ªCristiane Maria Vendramine Momesso, Curso de Nutrição 8º Semestre matutino da UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP.

CAMPO GRANDE - MS

2015

1. INTRODUÇÃO

Ao refletir em relação o nome do Planeta Terra, seria mais apropriado dizer Planeta água, por sua vez é composto por 71% de água, porém desses apenas 12% é água doce disponível em rios. Em relação a sua conservação o homem ainda deixa a desejar. O mundo evoluiu, assim modificando o meio ambiente, levando em consideração a alta tecnologia, mas não trouxe consigo a conscientização necessária para preservar a natureza. A água é um elemento necessário, um solvente universal tendo tamanha importância quanto o alimento (VIANA, 2005).

A utilização de água nas últimas décadas teve um acréscimo devido ao processo de desenvolvimento econômico. Havendo um aumento populacional e o consumo exagerado e o desperdício, juntamente com a falta de conscientização levando ao colapso as fontes naturais, gerando um grande impacto ambiental negativo (CARVALHO; CURI, 2007).

Diante da ascendência deindústrias que consomem mais água gerando desperdício assim conduzindo a um quadro preocupante em relação à sustentabilidade do abastecimento público (CUNHA et al,2011 ).

Um indivíduo precisa beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia e não resiste mais de 3 dias sem este precioso líquido. A água é essencial na forma delavagem dos produtos, limpeza de tanques e reatores industriais, no resfriamento de máquinas e fornos e em várias outras aplicações no setor produtivo. Também pode ser parte do produto em si como nas bebidas e incorporada. Tendo grande participação nas atividades domésticas, que tem como herança dos primórdios da civilização, como cozinhar alimentos, higiene pessoal e dos alimentos (SABESP, 2010).

Para se ter uma dimensão do consumo de água a SABESP (2010), constatou que um pequeno buraco de dois milímetros no encanamento, desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia; Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros por dia, ou seja, mais de mil litros de água por mês.

Se tratando de Sustentabilidade, as Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)tem responsabilidades, poisa produção da alimentação nestas empresas acaba por gerar descartes. Algumas situações são, decorrentes de erros dos funcionários, falta de conscientização ou descaso,o dejeto que podem vir a ser descartados de maneira incorreta, desperdício de água, de alguma forma interferira nomeio ambiente. Considerando que, tendo toda a estrutura de funcionamento e estando dentro das normas do respectivo órgão a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), ainda assim essa demanda acaba gerando um gasto econômico significável (PARISENTI et al, 2008).

PortantoArruda (2002) cita que, como crescimento do mercado de alimentação, o profissional nutricionista tem um papel fundamental, como planejamento físico e administrativo de uma UAN evitando desperdícios relacionados à manutenção dos equipamentos que fornecem e armazena água tratada de forma adequada e segura.

A quantificação do desperdício de água dentro de uma UAN (Unidade de alimentação e Nutrição), comprometendo – se com atitudes que chamamos de sustentáveis, através do reuso da água descartada, verificação dos equipamentos conferindo sua manutenção, às vezes gerando as perdas físicas, que são aquelas que estão relacionadas à água que nãochega ao consumidor, devido a vazamentos nas redes de tubulação (GONÇALVES et al, 2000).

Pellicioni (1998) enfatiza que a educação ambiental tem a importância de resgatar valores, levando à sociedade que é possível conseguir o interesse por uma sociedade sustentável, consciente justa e humana.

2. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos, os grandes impactos ocasionados pela ação humana colocaram a ecologia em destaque. Destacando aresponsabilidade pela formação de uma consciência ambiental,chamando atenção de formadores de opinião; na nova visão ecológica é dever de todo cidadão bem informado oferecer subsídios teóricos e práticospara aqueles que ainda não desenvolveram esta consciência. Diante disso, a integração do homem com o meio ambiente solidifica a necessidade da sustentabilidade ambiental.

Dessa forma, o desperdício da água potável em UAN é de suma importância por se tratar de uma questão somente econômica e ambiental.

3. OBJETIVOS GERAIS

Avaliar o desperdício de água tratada em Unidade de Alimentação e Nutrição de Campo Grande-MS.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar pontos de desperdício de água;

• Quantificaro desperdício de água;

• Calcular o custoda água descartada;

4. MATERIAIS E METODOS

Estudo descritivo e observacional que será realizado em quatro Unidade de Alimentação e Nutrição institucionais escolhidas aleatoriamente na cidade de campo Grande-MS, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com