TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE NUMÉRICA DE PILARES MISTOS AÇO-CONCRETO

Por:   •  19/6/2019  •  Monografia  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE NUMÉRICA DE PILARES MISTOS AÇO-CONCRETO

Denomina-se, elemento misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço, trabalha em conjunto com o concreto, formando um pilar, uma viga, uma laje ou uma ligação mista. A opção por estruturas mistas está associada, ao fato de que a estrutura de aço pode ser construída primeiro, suportando as cargas permanentes e de construção. O propósito deste trabalho é a implementação e o desenvolvimento de procedimentos numéricos voltados para análise de pilares mistos.

A décadas os pilares mistos vêm sendo estudados e sua utilização vem sendo cada vez mais destacada, oferecendo aos projetistas informações que reflitam melhor o comportamento desse tipo de elemento.

A análise de elementos mistos se torna difícil uma vez que, tem-se em questão, características relacionadas ao comportamento do aço e concreto além do mais a interação entre ambos.

Para isso utiliza-se o Método dos Elementos Finitos que, associado à técnica de programação orientada a objetos que podem fornecer resultados satisfatórios.

Observa-se que os parâmetros envolvidos na análise de estruturas mistas são variados e complexos, o que mostra que há uma série de questões e fenômenos que devem ser avaliados e analisados de forma mais consistente e eficaz.

A saguinte dissertação encontra-se dividido em 8 capítulos, no capítulo 1 ele fala das considerações iniciais abordando sobre alguns conceitos, porém acho que ele não é claro, pois usa termos muito tecnicos que não é compreendido por qualquer leitor. No segundo capítulo tem-se os principais tipos de análises e procedimentos adotados pelas normas internacionais, uma análise de seções transversais mistas genéricas é feita nos capítulos 3, 4 e 5. A obtenção dos esforços resistentes em sessões mistas, características dos materiais aço e concreto e exemplos de aplicação da formulação são feitas no capitulo 3.

No capítulo 4 apresenta-se uma formulação voltada para obtenção de relações momento-curvatura em seções mistas genéricas. As relações momento-curvatura são obtidas através de dois algoritmos distintos que utilizam o método de Newton Raphson. Exemplos de utilização da formulação são apresentados ao final do capitulo.

Duas formulações, uma utilizamos o método de Newton Raphson e outra utiliza um parâmetro de deformação que caracteriza os estados limites últimos das seções, são apresentadas no capitulo 5 para obtenção de superfície de interação em seções genéricas submetidas à flexão   composta por obliqua. Exemplos de formulação também são apresentadas.

Os capítulos 3, 4 e 5 são uma etapa importante, principalmente a obtenção de esforços na seção, para a implementação do modelo de elementos finitos apresentado no capitulo 6. Nesse capitulo apresentam-se, além do modelo de elementos finitos implementado, exemplos de utilização da formulação e comparações de resultados de outras pesquisas.

Implementações adicionais complementado o modelo de elementos finitos desenvolvidos são apresentados no capítulo 7. Esse capítulo demostra possíveis aplicações e potencialidades do modelo implementado, tendo como principal característica apresentar tendências para trabalhos que poderão ser desenvolvidos futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com