TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DO FOLDER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        BASES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA        4

2.1.1        APRESENTAÇÃO DO FOLDER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL        4

2.2        BROMATOLOGIA        6

2.2.1        APRESENTAÇÃO DO CARDÁPIO QUALITATIVO:        6

2.3        GASTRONOMIA APLICADA A NUTRIÇÃO        7

2.4        TÉCNICA DIETÉTICA        7

2.5        TECNOLOGIA DE ALIMENTOS        8

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual tem como principal temática “Saudabilidade e Bem-Estar”, que apresenta uma equipe empresarial que ao contratar Julia, formada em marketing, o empresário a pede que faça uma análise da empresa em seu primeiro mês de atuação, trazendo assim algumas sugestões que possam promover a qualidade de vida do colaborador dentro da empresa. Após analisar as informações obtidas por Julia, têm-se as seguintes temáticas trabalhadas com o intuito de promover a alimentação saudável no âmbito de trabalho: Bases de Nutrição e Dietética; Bromatologia; Gastronomia Aplicada a Nutrição; Técnica Dietética e, por fim, Tecnologia em Alimentos.

O desafio nomeado de Bases de Nutrição e Dietética promove o estudo e a conscientização da importância da alimentação saudável baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, trazendo também os grupos alimentares e a importância de evitar o desperdício de alimentos através de uma produção visual. O segundo desafio, traz a apresentação de um cardápio qualitativo também com Base no Guia Alimentar para a População Brasileira por meio de uma produção visual.

 Tratando-se do terceiro desafio, ele pede que o discente apresente uma receita de um salgado ou doce com ingredientes funcionais, atentando-se a proporcionar como ocorre o processo de elaboração do alimento e também considerando que ele deve ser voltado para clientes que apresentem intolerância a glúten.

Seguindo essa linha de raciocínio, o quarto desafio traz uma breve explicação baseada na Instrução Normativa-IN nº 75, de 8 de outubro de 2020 e a RDC nº 429, de 8 de outubro de 2020, a respeito das informações obrigatórias que devem conter em uma tabela de informação nutricional.

Por fim, o desafio cinco traz uma tese a respeito dos tipos de embalagens que podem ser utilizados no processo de industrialização do produto. Apresentando também suas definições, materiais e quais produtos tão tipo de embalagem é voltada dentro do mercado, demonstrando assim todo o processo de estudo, informação e elaboração de um produto antes de o mesmo ser divulgado dentro do mercado industrial e alimentício.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. BASES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Segundo o que diz o Guia Alimentar para a População Brasileira:

Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.

Ou seja, a alimentação é muito mais do que simplesmente ingerir tais nutrientes ou alimentos. Na realidade, esse é um processo de grande importância que deve ser levado a sério e estudado pelos indivíduos e também, pelos empregadores para que assim os colaboradores consigam ter uma alimentação saudável e balanceada que venha naturalmente, aumentar sua qualidade e a sua produtividade no trabalho.

Tendo em mente que como a sociedade está inserida em um modelo de vida cada vez mais acelerado, é comum que os indivíduos passem a substituir suas refeições por alimentos industrializados rápidos, fazendo assim com que o cidadão tenha cada vez menos preocupação com o que está ingerindo e como tal alimento tem impacto dentro de sua vida em longo prazo.

Por esse motivo, é interessante que a empresa, sendo justamente desse ramo, atente-se a esse fator e busque formas de conscientizar o seu colaborar a respeito de importância da alimentação saudável. Portanto, tem-se abaixo um folder elaborado com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, com o intuito de informar o colaborar a respeito dessa temática:

  1. APRESENTAÇÃO DO FOLDER SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O material ilustrativo abaixo é composto por informações que dizem respeito aos grupos alimentares apresentados no Guia Alimentar para a População Brasileira, assim como a importância de se evitar o desperdício dos alimentos tanto dentro como fora do seu local de trabalho:

[pic 11][pic 12]

  1. BROMATOLOGIA

A alimentação saudável é responsável por preservar o valor nutritivo e também os aspectos sensoriais dos alimentos em questão, sendo que estes devem ser qualitativos e também quantitativamente adequados aos hábitos alimentares de tal pessoa, sendo então capaz de promover uma vida saudável (PHILIPPI, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (782.9 Kb)   docx (559.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com