TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO: Nutrição e Dietética

Por:   •  24/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

JOSÉ ARLINDO MENDONÇA DE OLIVEIRA – 8094337

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Nutrição e Dietética

CUIABÁ-MT

ABRIL/2021

Nutrição e Dietética

1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os cinco determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citados por Gedrich (2003).

As variáveis relacionadas ao comedor, estão relacionadas aos fatores do meio ambiente, sua história individual e sua personalidade. O ser humano ao escolher os alimentos são influenciados pela aparência, sabor, variedade, valor nutricional e higiene. Somos diretamente influenciados pelos determinantes biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos e psicológicos.

- Biológicos: Subdivide-se em componentes fisiológicos, patológicos e genéticos.

Fisiológicos - São atribuídos pelas necessidades energéticas e de nutrientes para manutenção do metabolismo orgânico.

Patológicos - São determinados por doenças que podem ser causadas por determinados alimentos; como exemplo o diabetes que pode ser causado por consumo excessivo de açúcar/glicose e outros diversos tipos de intolerâncias alimentares e alergias.

Genéticos - São determinados pela sensibilidade gustativa do indivíduo, se o sabor do alimento for agradável o coloca na sua preferência alimentar. Também podemos levar em conta a influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade do indivíduo.

- Socioculturais: Estão relacionados ao convívio do indivíduo com familiares, amigos, relações de trabalho e a grupos que se identifica. Seu comportamento alimentar está relacionado diretamente ao meio onde ele está associado.

- Antropológicos: Está ligado à liberdade de escolha alimentar do indivíduo em paralelo às representações do que ele prefere consumir. Podemos dizer que a escolha alimentar do indivíduo engloba variáveis como: valores, confiança, crenças ou expectativas, intenções, envolvimentos e experiências.

- Econômicos: Refere-se ao poder de compra do indivíduo e à condição da oferta, e estão associados aos fatores demográficos, no contexto dos lares como unidades de consumo, em que é possível separar os grupos por região, de acordo com a situação econômica.

- Psicológicos: Relacionados às condições gerais ou específicas de humor, bem como a certos perfis psicológicos que influenciam o indivíduo na escolha de qual alimento prefere consumir.

2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

Determinantes como aparência, o tipo de preparação, sabor, a variedade e o valor nutricional influenciam a escolha na hora de se alimentar. Possuímos uma variedade muito grande de alimentos em nosso país, cada região tem um preparo específico de cada alimento.  Estas características, no entanto, não são universais, pois variam de uma região para outra. Sabemos que em alguns países as pessoas não se importam muito com a aparecia da refeição, em outros por sua vez, pela variedade escassa de alimentos, ou pela pobreza, faz com que se alimentem com o que lhes é oferecido. Um exemplo atual de variável alimentar é o alimento “FIT” que vem ganhando espaço na escolha alimentar das pessoas por ter um bom valor nutricional é saudável e faz bem à saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com