TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de nutrição

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Nota-se, na atualidade, que diversas pessoas vêm lutando contra o peso o que faz com que surjam diversas questões acerca de peso ideal que se deve ter. Tais questões estão ligadas à existência de uma fórmula correta para perder peso; métodos eficazes, exercícios físicos, nutrição, simpatias, dietas “milagrosas”. No tocante aos motivos que levam às pessoas a procurarem perder peso, as questões estão ligadas à aparência, saúde, autoestima, beleza, dentre outras.

Com tantas informações acerca de pessoas lutando contra o peso, surgiram diversas questões acerca de peso ideal que se deve ter: Será que estas pessoas que vivem à busca de um peso ideal sabem a fórmula correta para alcançar tal objetivo? O que as pessoas pensam sobre métodos de perda de peso? Seriam os exercícios físicos os responsáveis por esta perda? Ou a Nutrição? Teriam outros métodos? Simpatias? Dietas milagrosas? Ou seriam os exercícios físicos juntamente com a nutrição os responsáveis pela perda de peso? E porque alguém deseja perder peso? Uma boa aparência? Sentir-se saudável? Agradar aos outros? Melhorar a autoestima? Cuidar da saúde?

É interessante notar que muitas pessoas se motivam a perder peso em razão da aparência, ao invés de se preocuparem com os riscos da obesidade em longo prazo. 
Para muitos, o peso e a aparência tornam-se uma obsessão e esta obsessão é cuidadosamente programada pela mídia, em cada um de nós, até que percebemos que nunca seremos tão magros. A obsessão pelo controle de peso conduz a um processo de alimentação perigoso e compulsivo, levando-os a sérias consequências e, às vezes, para um caminho sem volta.

Em relação ao período mais próximo aos nossos dias, particularmente a partir da revolução industrial, a tecnologia tem avançado em velocidade assombrosa. Daquela época aos dias de hoje, verifica-se notável transformação de uma sociedade rural e fisicamente ativa, em uma população de ansiosos e aborrecidos habitantes urbanos, com poucas oportunidades para desenvolver atividades físicas.
Uma série de transformações ocorreu no estado de saúde dos indivíduos ao longo da transição da era agrícola para a era industrial, continuando a ocorrer na atual era da informatização. O estilo de vida passou a ter característica mais sedentária, tendo como conseqüência aumento no perfil lipídico; a alimentação perdeu muito do seu aspecto natural com inclusão de produtos com aditivos químicos; o meio ambiente passou a ser mais agressivo com crescente poluição e contaminação ambiental; e o estresse emocional causado pela maior competitividade da vida moderna passou a impor ao ser humano constante adaptação para superar os obstáculos de tantas mudanças ocorridas no curto espaço de tempo dos últimos 200 anos. Embora nos dias de hoje a relação entre mudanças no estilo de vida e o aumento no índice de mortalidade decorrentes de doenças cardiovasculares, possa parecer óbvio, na década de 40 tal correlação não estava tão clara. Na medida que o homem migra do campo para cidade, parecer haver um aumento na predisposição de se contrair doenças cardiovasculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com