TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ANTROPOMETRIA REALIZADA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO COLÉGIO GUNNAR VINGREN DE PETRÓPOLIS

Por:   •  4/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO

CURSO DE NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO ANTROPOMETRIA REALIZADA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO COLÉGIO GUNNAR VINGREN DE PETRÓPOLIS

Jailanyi Aguiar

Marcela de Fátima Marinho

Petrópolis

2016

Sumário

1.0 INTRODUÇÃO

2.0 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

2.2 Objetivos Específicos

3.0 METODOLOGIA

3.1 Materiais

3.2 Aspectos do Estudo

4.0 ANÁLISES

5.0 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.0 CONCLUSÃO

1.0 INTRODUÇÃO

A infância e a adolescência são marcadas por características específicas, indo desde mudanças biológicas até mudanças sociais e emocionais, ganho de autonomia, que influenciam em suas escolhas, principalmente alimentares. Segundo o PeNSE de 2012, praticamente todas as escolas possuem cantinas no seu interior ou arredores (entrada da escola ou locais próximos), tanto em escolas publicas como privadas, o que facilita o consumo de alimentos pouco nutritivos entre os estudantes.Os escolares da rede privada, porém se destacam, pois consomem mais alimentos provenientes de cantinas que os estudantes da escola pública. O que confirma dos dados da POF de 2008-2009, quando afirma que o consumo de alimentos fora do domicílio aumentou.

Maior parte do consumo inadequado de alimentos parte do próprio domicílio familiar, onde a aquisição de bebidas e infusões e alimentos preparados e misturas industriais tem crescente aumento nos últimos anos (POF 2008-2009). O consumo de frutas, legumes e hortaliças encontra-se inapropriado, segundo a POF de 2008-2009. Esses fatores levam ao comprometimento do crescimento e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, que devido a transição nutricional onde existe o alimento, mas há carência de nutrientes, podendo portanto, tanto acarretar em doenças crônicas não transmissíveis com o excesso de peso e consumo de gorduras saturadas, trans e sódio, assim como desnutrição infanto-juvenil. Segundo dados da OMS, mundialmente em 2013 cerca de 50.8 milhões de crianças estavam abaixo do peso para a idade e 41.7 milhões estavam acima do peso ou obesas.

É necessário então acompanhar o estado nutricional de crianças e adolescentes por meio da avaliação nutricional, pois ela indica riscos, o diagnóstico nutricional e no planejamento de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Sua importância é reconhecida tanto na atenção primária, para acompanhar o crescimento e a saúde da criança e do adolescente, quanto na detecção precoce de distúrbios nutricionais, seja desnutrição, seja obesidade ou outros.

Segundo Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, de 2009:

A identificação do risco nutricional e a garantia da monitoração contínua do crescimento fazem da avaliação nutricional um instrumento essencial para que os profissionais da área conheçam as condições de saúde dos pacientes pediátricos. Ao monitorá-los, é possível obter o conhecimento de seu padrão de crescimento, instrumento importante na prevenção e no diagnóstico de distúrbios nutricionais. Cabe ressaltar que algumas deficiências nutricionais específicas podem ocorrer sem comprometimento antropométrico imediato, e sua detecção depende da realização de cuidadosa anamnese nutricional. A fome oculta, deficiência isolada ou combinada de micronutrientes, pode ser identificada e confirmada utilizando-se métodos dietéticos, clínicos e bioquímicos, que também fazem parte da avaliação do estado nutricional.

Portanto, devido a importância do estado nutricional nessa faixa etária foi realizado um estudo antropométrico em crianças e adolescentes do Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis para realização de um diagnóstico nutricional através de índices baseados na antropometria, e assim, identificar os problemas para planejar uma possível intervenção.

2.0 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Analisar o estado nutricional das crianças e adolescentes do Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis.

2.2 Objetivos específicos

Realizar avaliação antropométrica dos escolares através dos instrumentos: balança digital capacidade de 250kg e do estadiômetro portátil.

Utilizar os índices peso por idade, estatura por idade e IMC por idade utilizando a curva proposta pela OMS, para chegar a um diagnostico nutricional.

3.0 METODOLOGIA

3.1 Materiais

Balança digital (250kg).

Estadiômetro portátil.

Ficha de coleta de dados.

3.2 Aspectos do Estudo

O estudo foi realizado no Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis, localizado no bairro Valparaíso, cujo objetivo era avaliação antropométrica dos escolares, que foi a população-alvo. A coleta dos dados foi feita em abril de 2016 pelos alunos do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, mediante supervisão da professora responsável pela disciplina de Avaliação Nutricional. O número da amostra foi de 95 estudantes do turno da manhã, suas idades variam entre 8 e 17 anos, que se encontram do quarto ano ao nono ano de escolaridade.

Os pesos amostrais foram realizados com uma balança digital com capacidade para 250kg, este procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com