TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL EM ASSOCIAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE FUNCIONARIOS EM SÃO LUÍS-MA

Por:   •  18/5/2017  •  Artigo  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ETÁGIO – 2016/2º SEMESTRE

AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL EM ASSOCIAÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE FUNCIONARIOS EM SÃO LUÍS-MA.

TAINARA MORAES RIBEIRO¹; POLLYANA²

RESUMO

Às alterações no estilo de vida da população, vem induzindo mudanças nos padrões de vida o aumento de Índice de Massa Corporal (IMC) e ganho de peso a alimentação fora de casa esteve positivamente associada ao sobrepeso e à obesidade entre a população. O objetivo desse trabalho é avaliar o perfil nutricional de um grupo de funcionários através dos dados obtidos do IMC e Orientar sobre situação nutricional por meio do cálculo do IMC. Trata-se de um estudo transversal descritivo. Foi realizada uma ação social em apenas um turno (vespertino) com 89 funcionários em determinada empresa, utilizou- se a formula do IMC segundo a OMS 2014 e em seguida houve as devidas orientações e entrega dos panfletos nutricionais segundo o guia alimentar 2014. Os dados analisados foram, 61 mulheres correspondendo a 68% e 28 homens correspondendo a 32% participaram da ação, mostrando que houve uma maior prevalência do sobrepeso (50%) em seguida a eutrofia (37%) e uma baixa prevalência de obesidade grau I (11%) e obesidade grau II (2%).  Desta forma, o excesso de peso já indicaria a necessidade de intervenção nutricional e a orientação nutricional como o guia alimentar transfere informações confiáveis que amplia a autonomia para fazer escolha alimentar adequada e saudável.

Palavras- chaves: perfil nutricional, sobrepeso e orientação nutricional.

Abstract

To changes in people's lifestyle, has prompted changes in living standards increased body mass index (BMI) and weight gain power outside the home was positively associated with overweight and obesity among the population. The aim of this is to evaluate the nutritional status of a group of employees using the data obtained from BMI and Advise on nutritional status by calculating the BMI. This is a descriptive cross-sectional study. Social action was performed in only one shift (evening) with 89 employees in agiven company, it used the BMI formula according to WHO 2014 and then there was the proper orientation and delivery of nutritional pamphlets according to the Food Guide 2014. Data analyzed were 61 women representing 68% and 28 men representing 32% participated in the action, showing that there was a higher prevalence of overweight (50%) then the normal weight (37%) and a low prevalence of obesity grade I (11 %) and class II obesity (2%). Thus, the overweight already indicate the need for nutritional intervention and nutritional guidance as the food guide transfers reliable information that extends the autonomy to make adequate and healthy food choice.

Keywords: nutritional status, overweight and nutritional guidance.

Introdução

Nos últimos vinte anos o Brasil e diversos países da América Latina estão experimentando uma acelerada transição demográfica, epidemiológica e nutricional. A chamada “transição nutricional”, que diz respeito às mudanças seculares nos padrões nutricionais, ou seja, às modificações na estrutura da dieta dos indivíduos, está diretamente correlacionada às mudanças econômicas e demográficas e às condições de saúde (mehri ET AL , 2010).

Às alterações no estilo de vida da população, vem induzindo mudanças nos padrões de vida e comportamentos alimentares; têm mostrado uma associação positiva entre a freqüência de consumo de refeições fora de casa, e o aumento de Índice de Massa Corporal (IMC) e ganho de peso a alimentação fora de casa esteve positivamente associada ao sobrepeso e à obesidade entre os homens de áreas urbanas do país e diante da possibilidade de a alimentação fora de casa representar um risco para a saúde.

Na década de 70 havia 8,6% de desnutrição e 5,7% de obesidade entre adultos de 25 a 64 anos no Brasil e em 1989 este percentual foi alterado para 4,2% e 9,6%, respectivamente. Mais recentemente a prevalência de obesidade em mulheres de 15 a 49 anos foi de 25,1% de excesso de peso e 9,7% de obesidade. Tais mudanças no perfil nutricional da população brasileira.

O processo de transição nutricional, embora atinja a população como um todo, diferencia-se em momentos e em intensidade, conforme o segmento socioeconômico considerado. No Brasil, a prevalência de desnutrição vem caindo em todas as regiões, enquanto é crescente a prevalência da obesidade. A prevalência de obesidade, de forma global, tende a ser mais elevada em populações de renda mais alta. No entanto, particularmente entre a população feminina, a frequência de excesso de peso é expressiva também nas faixas de menor renda.

As crescentes taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade, correntemente registrados no mundo desenvolvido e em desenvolvimento, têm categorizado esta condição como um grave problema de saúde pública, já sendo reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia global (Lindsay et al, 2011)

 Sobrepeso e obesidade representam uma séria ameaça à saúde do adulto, estando fortemente associado a um risco aumentado de doenças crônicas degenerativas, além da doença orgânica, o problema do peso excessivo traz prejuízos para a qualidade de vida7. O problema do peso excessivo, acompanhado de todas as suas consequências, torna-se ainda mais preocupante quando se constata que elevadas proporções da população são afetadas (LYNCH, 2009).

A orientação alimentar é uma ferramenta de grande utilidade tanto para promoção de hábitos alimentares quanto para prevenção e o controle do excesso de peso. As orientações devem ser pautadas na incorporação de uma alimentação saudável e culturalmente aceitável, no resgate e reforço das praticas desejáveis para manutenção da saúde, em escolhas alimentares com recursos econômicos disponíveis (BRASIL, 2006).

Nos dias atuais, a busca da integralidade é fundamental para a formação  profissional da área da saúde, Sendo assim, a inserção do profissional nutricionista torna-se necessário para a resolução de problemas alimentares e prevenção de doenças causadas pela insegurança alimentar. Além de fazer a prevenção dessas doenças, buscando a solução do problema ou a definição do melhor encaminhamento para sua resolução (PINHEIRO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com