TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA EM SAÚDE

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE NUTRIÇÃO

GISELE WOJCIECHOWSKA SILVA

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ALVORADA.

CANOAS, 2016

GISELE WOJCIECHOWSKA SILVA

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ALVORADA.

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão II do Curso de Nutrição do Centro Universitário La Salle- Unilasalle.

Orientação: Profª Gabriela Koglin

CANOAS, 2016

SUMÁRIO

RESUMO  

Introdução: O atendimento nutricional consiste na avaliação clínica, física, antropométrica e alimentar. A avaliação do estado nutricional tem se tornado uma estratégia importante e eficaz para o diagnóstico precoce de distúrbios nutricionais, facilitando assim o planejamento de ações de promoção a saúde e prevenção de doenças.

Objetivo: Avaliar o estado Nutricional dos pacientes atendidos em uma Unidade de Referência em Saúde no município de Alvorada.

Métodos: Será feita a consulta de dados de prontuários de pacientes atendidos  no período de maio de 2012 a outubro de 2015 na Unidade de Referência em Saúde, município de Alvorada.

Palavras-Chave: Estado Nutricional.Vigilância Nutricional. Pacientes.

NutritionalStatus .Nutritional Profile.Patients

1 INTRODUÇÃO

O atendimento nutricional consiste na avaliação clínica, física, antropométrica e alimentar. A identificação de incorreções alimentares associadas ou não à patologias e a motivação da busca por um estilo de vida saudável constituem o principal objetivo desse atendimento.

A evidente associação da alimentação inadequada e do ganho ponderal com o desenvolvimento de doenças, sobretudo as crônicas não transmissíveis, como cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose e câncer, tem instigado o aumento da procura de atendimento nutricional tanto nas redes públicas de saúde quanto em clínicas e consultórios (RODRIGUESet al., 2005).

O aumento do consumo de produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares e sódio, associado ao menor gasto energético devido a redução da atividade física, explicam as tendências crescentes de sobrepeso e obesidade e de doenças relacionadas na população brasileira(BRASIL, 2005).

Ao observar todas estas mudanças é notável a preocupação, por grande parte da população, em obter a saúde por meio de uma alimentação de qualidade; sendo assim, é relevante ressaltar que o nutricionista é o profissional de saúde capaz de orientar e esclarecer sobre os corretos hábitos alimentares (FRANGELLA, 2007).

O nutricionista como um educador em saúde deve conhecer seu paciente e descobrir suas reais necessidades, para assim envolvê-lo em um novo processo de reeducação alimentar, adequando seus hábitos preferências e intolerâncias alimentares. Toda intervenção nutricional visa à prevenção e/ou controle de doenças, para assim promover uma vida mais saudável (FRANGELLA, 2007).

A assistência aos pacientes que procuram o atendimento nutricional ambulatorial, independente dos motivos que incentivaram a busca por este atendimento, deve ser individualizada, incluindo a descrição do perfil clínico e nutricional destes, e uma investigação criteriosa a respeito da sua realidade socioeconômica e alimentar (MARTINS, 2005).

Este trabalho tem por objetivo identificar o perfil nutricional dos pacientes atendidos na Unidade de Referência em Saúde de Pronto Atendimento Médico, conhecido como PAM-8, no município de Alvorada RS. Identificando as faixas etárias atendidas, a coexistência de patologias e a aderência ao atendimento.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Foram abordados na revisão de literatura assuntos relacionados ao tema proposto como avaliação do perfil nutricional dos usuários atendidos em Ambulatórios de Nutrição. Por tanto essa revisão foi realizada com artigos indexados na base SciELO, PubMed, Capes periódicos e livros.

2.1 Avaliação Nutricional

A avaliação nutricional é um instrumento diagnóstico, já que mede  de diversas maneiras  as condições nutricionais do organismo, determinadas pelos processos de ingestão, absorção, utilização e excreção de nutrientes; ou seja, a avaliação nutricional determina o estado nutricional, que é resultante do balanço entre a ingesta e a perda de nutrientes. O estado nutricional de uma população é um excelente indicador de sua qualidade de vida (MELLO 2002).

Os índices antropométricos são considerados uma estratégia válida para gerar indicadores sensíveis do estado nutricional, inclusive das condições de vida de grupo populacionais (GUIMARÃES, 2001).

A avaliação do estado nutricional tem como objetivo apontar algum distúrbio nutricional, facilitando assim, uma intervenção rápida e adequada que auxilia na recuperação e ou manutenção do estado de saúde do indivíduo (VANNUCCHI et al, 2014).

2.2 Perfil Nutricional

Segundo o Ministério da Saúde estudo mostram que a população adulta está mais alta, resultado do combate à desnutrição. Entretanto o fato dos brasileiros estarem se alimentando mais não significa que eles estejam se alimentando corretamente, pois o risco de obesidade vem crescendo no país, principalmente entre os jovens do sexo masculino (BRASIL 2008).

Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) ,apontam que o consumo alimentar no Brasil é principalmente constituído de alimentos de alto teor energético e apresenta baixo teor de nutrientes, configurando uma dieta de risco para déficits em importantes nutrientes, obesidade e para muitas doenças crônicas não transmissíveis (IBGE 2010).

O excesso de gordura corporal está relacionado ao aparecimento de inúmeras disfunções metabólicas e funcionais, tornando um problema atual de saúde pública (McARDLE, et al. 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com