TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL NUTRICIONAL

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS BATALHA

I SEMINÁRIO TEMÁTICO MULTIDISCIPLINAR

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Batalha/AL

 2017

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – CAMPUS BATALHA

 I SEMINÁRIO TEMÁTICO MULTIDISCIPLINAR

PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS DO ALTO SÃO JORGE.

Larissa Silva Santos

Maria Eduarda Oliveira Silva

Rebeca Luiza Alexandre Santos

Thays dos Santos Melo

Everaldo Santos

Silvana Belém

Batalha – AL

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

2. REFERENCIAL TEÓRICO        

3. JUSTIFICATIVA        

4. OBJETIVOS        

4.1 GERAL        

4.2 ESPECÍFICOS        

5. METODOLOGIA         ...

6. BIBLIOGRAFIA        


1. INTRODUÇÃO – PERFIL NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS DO ALTO SÃO JORGE.

O alto São Jorge periferia do bairro São Francisco localizado na cidade de Batalha-AL é popularmente conhecido como “Alto do Urubu” por está assentado num morro do sítio ondulado, onde reside em média 658 habitantes (corresponde a 3,8% da população da cidade). O mesmo é afamado por ser um bairro carente e que também existe um alto índice de violência e marginalidade. Por consequência, as crianças que habitam o local apresentam um índice elevado de uma má alimentação nutricional, causando vários tipos de doenças, dentre elas a desnutrição, que ocorre comumente em famílias de baixa renda.

Segundo Alvarez, alguns estudos têm evidenciado uma associação entre variáveis sociais, econômicas e ambientais com o estado nutricional das crianças, grande parte desses estudos foi realizado em populações heterogêneas, nas quais os pobres estão agrupados na ampla categoria socioeconômica baixa. É evidente que essa categoria, aparentemente, homogênea, existem diferentes níveis de pobreza, os quais, possivelmente devem estar associados ao estado de saúde e à qualidade de vida dos indivíduos.

 Entendendo o valor desse tema, uma vez que, em última estância, modificações no perfil nutricional ocasionam no desequilíbrio entre o consumo alimentar e o gasto energético, referindo-se ao local de estudo onde as refeições são feitas em quantidades menores, é gerado uma exacerbação na qualidade de vida das crianças que residem naquele lugar. Uma alimentação de qualidade tem como consequência vários benefícios, já que a alimentação e a nutrição enquanto requisitos básicos para a saúde, possibilitam a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade e cidadania.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A alimentação saudável, além de proporcionar prazer, fornece energia e outros nutrientes que o corpo precisa para crescer, desenvolver e manter a saúde. A alimentação deve ser a mais variada possível para que o organismo receba todos os tipos de nutrientes. (EUCLYDES, 2000a 14).

O comportamento alimentar é complexo, incluindo determinantes externos e internos ao sujeito. O acesso aos alimentos, na sociedade moderna, predominantemente urbana, é determinado pela estrutura socioeconômica, a qual envolve principalmente as políticas econômica, social, agrícola e agrária. Assim sendo, as práticas alimentares, estabelecidas pela condição de classe social, engendram determinantes culturais e psicossociais (GARCIA).

De acordo com Lanzillotti, a infância é o período de formação dos hábitos alimentares. O entendimento dos fatores determinantes possibilita a elaboração de processos educativos, que são efetivos para mudanças no padrão alimentar das crianças. Tais mudanças irão contribuir no comportamento alimentar na vida adulta.

A alimentação é essencial para todo ser humano, principalmente quando o indivíduo a que se refere é uma criança. É nessa fase que o metabolismo começa a se desenvolver. Para que a alimentação seja feita de maneira correta tem que ser ingerida na quantidade e variedade adequadas, caso contrário o organismo não desenvolve corretamente suas funções e acaba por não conseguir prevenir as doenças causadas por uma má alimentação.

O alto são Jorge por ser um bairro de baixa renda, e apresentar condições precárias, tanto no ambiente, quanto na alimentação, não apresentam uma maturidade em relação a alimentação, consequentemente as crianças que habitam o local tem seus hábitos alimentares influenciados, consumindo diversos alimentos com baixo valor proteico. Como o local é bastante pobre tem famílias que muitas vezes não tem ao menos o que comer, acarretando ainda mais o risco de doenças causada pela ausência de vitaminas.

A desnutrição é umas das doenças mais comuns que se apresenta neste bairro. Ela é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes. Dependendo da gravidade, a doença pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Existem casos muito graves, cujas consequências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada.

Como este trabalho aborda um conteúdo com uma ampla importância, direcionado a alimentação. É de extrema importância o aprofundamento deste, para que possamos concretizar, conscientizando as mães das crianças como deve ser feita uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e minerais. Evitando as doenças causadas pelas ausências dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com