TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Nutricional e Alimentar de Idosos Praticantes de Hidroginástica de Uma Cidade da Serra Gaúcha

Por:   •  23/9/2020  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

EDUCAÇÃO FÍSICA

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Resenha artigo: Perfil nutricional e alimentar de idosos praticantes de hidroginástica de uma cidade da Serra Gaúcha.

Franciele Valduga

Márcia Keller Alves

Aluna: Mabllim Tairini Fuzatto

        O artigo teve como objetivo avaliar o perfil nutricional e alimentar de idosos praticantes de hidroginástica, para tal, foi aferido peso corporal, estatura, perímetro da cintura, perímetro da panturrilha, circunferência do braço, circunferência muscular do braço, dobra cutânea triciptal, aplicado o Questionário Socioeconômico da Associação Brasileira Estudos Populacionais e o Questionário de Frequência de Consumo Alimentar validado por Fonseca e Valente (1999).

        A pesquisa se constituiu por uma amostra de 34 idosos com média etária de 64,5 anos, sendo 94,1% mulheres. Como resultado o artigo apresentou que pelo índice de massa corporal 79,4% dos idosos apresentam sobrepeso; 32,4% demonstram preservação da massa muscular através da dobra cutânea triciptal; 67,6% das idosas mulheres possuem perímetro da cintura classificado como risco para doença cardiovascular; 97,1% são classificados como eutróficos frente ao perímetro da panturrilha; 55,9% não mantêm hábitos saudáveis de alimentação; 29,4% pertencem às classes econômicas B1 e B2.

        A partir de tais resultados os autores do presente artigo puderam discutir sobre pontos importantes em relação aos parâmetros antropométricos avaliados, pois os mesmo podem demonstrar os processos do envelhecimento que por meio de outros estudos, já são conhecidos. Assim aspectos como a redistribuição da gordura corporal, bem como outros fatores que contribuem para riscos da saúde são compreendidos e quantificados (Menezes et al, 2013).

        Ainda de acordo com Menezes et al (2013), o processo de envelhecimento acarreta alterações físicas que podem influenciar nas dimensões corporais, o peso tende a elevar na fase adulta e diminuir progressivamente com a idade, numa proporção de aproximadamente 1 kg por década. Porém o encontrado no artigo em questão não sustenta essa hipótese, uma vez encontrado taxas de sobrepeso nos idosos mesmo quando praticam hidroginástica. Essa controvérsia é bem explicada pelos autores do artigo na hipótese de que os idosos têm se alimentado de forma cada vez mais irregular com alimentos não saudáveis contribuindo assim para o excesso de peso.

        

        

Referências:

Menezes, T.N.; et al. Perfil antropométrico dos idosos residentes em Campina Grande-PB. Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.16 no.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 2013. Disponível em:<>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com