TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I – A1

PROFESSORA RESPONSÁVEL : ELISABETE QUEIRÓZ CALDEIRA NEVES

DISCIPLINA : AVALIAÇÃO NUTRICIONAL I

1 – Para avaliação antropométrica do estado nutricional de indivíduos, vários pesos são utilizados e correlacionados com o diagnóstico clínico nutricional. Dentre estes pesos, quais os que guardam maior correlação com o aparecimento de morbidades, e por quê ?

2 - Por quê motivo a circunferência da cintura vem sendo considerado um indicador nutricional fidedigno, associado a outros parâmetros de avaliação nutricional, para detecção de maiores riscos de enfermidades, como Diabetes Mellitus tipo 2, Obesidade, Dislipidemias e Síndrome Metabólica ?

3 - Sabe-se que as grandes endemias nutricionais, são consideradas um grande risco para a saúde da população mais vulnerável à desnutrição energético-proteica, entretanto atualmente encontramos a Fome Oculta, como um agravante do estado nutricional, para uma grande parcela da população.  Explique-a, e ainda, é possível fazer uma triagem de indivíduos atingidos pela mesma, através da antropometria ?

4 – Qual a relação entre as dobras cutâneas e a BIA ?

5 – Para avaliação do estado nutricional, vários instrumentos e estudos são utilizados para maior fidedignidade dos resultados, entretanto existem alguns estudos que são considerados preventivos e tardios para visualização e cuidados necessários de algum(ns) distúrbio(s) nutricional(is). Para Saúde Pública, quais são considerados preventivos e tardios respectivamente? Justifique sua resposta.

6 - A Pneumonia de Base, vêm sendo considerada uma grande preocupação, para o estado nutricional de indivíduos idosos.  Qual a correlação existente entre a mesma e a Desnutrição Energético-Proteica, e sua repercussão em relação ao estado nutricional dos mesmos ? Explique.

7 - A Desnutrição Energético-Proteica, quando associada à Hipovitaminose A, pode levar a um quadro de Esteatose Hepática não Alcóolica, em indivíduos mais depletados, quando submetidos à suplementação nutricional, de forma indiscriminada, sem reposição protéica adequada. Explique.

8 – Qual a relação entre Cacifo ou Godet e Hipoproteinemia ?

9 – Na Ascite existe um extravasamento de líquido rico em proteína, na cavidade abdominal. Este quadro clínico grave, é compatível com a enfermidade cirrose, uma doença crônica que leva dentre outros transtornos indesejáveis, dispnéia, que dificulta o indivíduo a se alimentar, contribuindo para uma maior desnutrição. E na desnutrição também existe uma relação sinérgica, que leva a intensificação desta complicação nestes indivíduos. Qual esta relação, explique-a.

10 – Qual a relação, na desnutrição, que dificulta a força de apreensão, contribuindo para piora do estado nutricional de indivíduos, submetidos à restrições, seja por etágios de vida mais avançados e/ou doenças hipercatabólicas ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com