TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absorção De Nutrientes

Resenha: Absorção De Nutrientes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

ABSORÇÃO DE NUTRIENTES

A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificaçãomolecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno,através das paredes do sistema digestivo.

Durante a digestão, os alimentos, através de processos mecânicos e químicos,são decompostos em moléculas mais simples, de menor tamanho, suscetíveis depoderem atravessar as paredes do tubo digestivo (meio externo) para o meiointerno (sangue e linfa), sendo conduzidos até às células, onde são utilizadosno decurso do metabolismo celular.

O processo de absorção ocorre ao nível do intestino delgado, principalmente nazona do jejuno, exceção feita a algumas pequenas moléculas, como o álcool e acafeína, cuja absorção ocorre logo na boca e estômago. No intestino grosso, aonível do cólon, ocorre também absorção de determinadas substâncias, comoalguns aminoácidos e vitaminas resultantes da ação das bactérias da floraintestinal. No entanto, nesta zona do intestino, os nutrientes absorvidos emmaior quantidade são a água e os sais minerais.

A superfície interna do intestino delgado está altamente especializada nosprocessos absortivos, apresentando uma grande superfície de contacto, emvirtude do seu aspeto ondulado, resultante de inúmeras pregas que a recobreminteriormente: as válvulas coniventes. Além disto, está também recoberta porinúmeras projeções em forma de luva, as vilosidades intestinais, as quaispossuem no seu interior uma pequena rede de capilares sanguíneos e um vasolinfático-vaso quilífero.

A simplificação molecular da digestão permite a formação de moléculas capazesde atravessar o epitélio intestinal, atingindo os vasos sanguíneos e o quilífero,que os transportam depois para diversos pontos no organismo.

Para os vasos sanguíneos vão ser absorvidos os aminoácidos, glicose, saisminerais, alguns ácidos gordos e vitaminas hidrossolúveis, que vão serconduzidos até ao fígado pela veia porta hepática. A maior parte dos ácidosgordos e vitaminas lipossolúveis são absorvidos pelos vasos linfáticos etransportados pelo canal torácico linfático até à veia cava superior, ondeentram na corrente sanguínea, através da qual são distribuídos às células.

Os nutrientes podem ser absorvidos de forma direta ou indireta. Um nutriente éabsorvido de modo indireto quando precisa de ajuda de outras substâncias paraser absorvido, como por exemplo, o cálcio, que necessita da presença devitamina D, ou o ferro, cuja passagem para o meio interno está dependente dapresença de vitamina B12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com