TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação e Saúde do Trabalhador

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 6

Alimentação e Saúde do Trabalhador

Recentemente, várias empresas em todo o mundo passaram por processos de reengenharia e downsizing. Internacionalmente, vivemos a era da globalização em que se busca o aumento da produtividade, competitividade, qualidade total, clientes contentes, e acionistas satisfeitos. A ciência e a tecnologia cresceram rapidamente, não dando muito tempo para que as pessoas pudessem assimilá-los mais naturalmente.

Atualmente tem-se dado mais ênfase ao capital humano, sendo ele o carro-chefe das organizações para recrutar, gerenciar e manter trabalhadores saudáveis, dentro de empresas saudáveis.

Com as inúmeras inovações tecnológicas, aumentou o fluxo de informações e da produtividade que é algo real impossível de ser negado. Junta-se a isto, o aumento do número de doenças como o estresse e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, que são consideradas como ‘’doenças da nova era’’. Estes problemas fizeram com que as organizações empresariais começassem a se preocupar com o aumento da sua capacidade competitiva, enfatizando o capital humano.

Com o crescimento da atividade física no local de trabalho, tornou-se necessário um resgate de publicações, estudos e evidencias da ciência de empresas que,ao longo dos anos, praticaram políticas administrativas modernas, instituindo espaços físicos como quadras poliesportivas e campeonatos para funcionários e seus dependentes, e outras com intervenções e pausas durante o expediente (Ginástica Laboral), já com o objetivo de saúde ocupacional.

Conceitos de Ginástica Laboral

Conjunto de práticas físicas elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, visando compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho, relaxando e tonificando-as, e ativar as que não são tão requeridas.

Essas práticas podem ser complementadas com ações educativas que possibilitem um maior acesso a informações sobre promoção de saúde, dinâmicas lúdicas e de integração, visando promover maior descontração e resgate do equilíbrio e bem-estar do trabalhador.

Consiste em exercícios específicos, realizados no próprio local de trabalho, atuando de forma preventiva de terapêutica. A GL não sobrecarregada não leva o funcionário ao cansaço porque é leve e de curta duração. Com isso, espera-se prevenir a fadiga muscular, diminuir o índice de acidentes do trabalho, corrigir vícios posturais, aumentar a disposição do funcionário no inicio e no retorno do trabalho, e prevenir as doenças por traumas cumulativos.

A GL é um meio de valorizar e incentivar a prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Dessa forma, valendo-se da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento do desempenho profissional, pessoal e social, ocorrerão naturalmente.

A GL destaca-se também, como atividade de auxilio à prevenção de lesões no ambiente de trabalho, pois, anatomicamente, visa melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular, diminuir a fadiga – decorrente de tensão e repetitividade que acometem tendões, músculos, fáscias e nervos – e beneficiar a postura do individuo diante do posto e da sua rotina de trabalho.

Objetivos da Ginástica Laboral

Promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios físicos, dinâmicas de grupo e outras técnicas complementares como massagem, sempre dirigidos e adequados ao ambiente de trabalho.

Adaptações Fisiológicas

Adaptações fisiológicas são estímulos para o aumento da temperatura corporal, tecidual e da circulação sanguínea durante o memento em que a região está sendo exercitada.

Adaptações Físicas

Adaptações físicas são a melhoria da flexibilidade, mobilidade articular, força e postura.

Adaptações Psicológicas

Adaptações psicológicas são as preocupações da empresa com o individuo, mudança de rotina e integração dos funcionários com colegas e superiores hierárquicos.

Tipos de Ginástica Laboral

Ginástica de Aquecimento ou Preparatória.

Ginástica com duração aproximada de 5 a 10 minutos, realizada antes do início da jornada de trabalho ou nas primeiras horas. Tem como objetivo principal preparar os funcionários, aquecendo sobretudo os grupos musculares que serão solicitadas em suas atividades profissionais, proporcionando também maior disposição.

Ginástica Compensatória ou de Pausa.

Ginástica com duração aproximada de 10 minutos e realizada durante a jornada de trabalho. Interrompe a monotonia operacional, com a realização de exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos ou estruturas sobrecarregadas, e as posturas solicitadas os postos de trabalho.

Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente

Ginástica com duração aproximada de 10 minutos, baseada em exercícios de alongamento e relaxamento muscular, realizada no final do expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária.

Alimentação

A alimentação apareceu com a humanidade como decorrência do instinto de preservação do individuo e da espécie.

Nos últimos cem anos, o homem modificou inteiramente seu papel em relação à alimentação e nutrição. Durante quatro mil anos, o homem foi inteiramente fruto do seu meio ambiente, da produção local e artesanal, alimentando-se de maneira uniforme e repetitiva, independente da localização geográfica.

A alimentação está envolta dos mais diversos significados, do âmbito cultural às experiências pessoais, que vão desde a preparação até o seu consumo. A alimentação encontra-se vinculada à identidade cultural, à condição social, à religião, à memória familiar e à época.

A qualidade de vida das pessoas está associada à qualidade de sua saúde e alimentação, que deve ser considerada fator fundamental na manutenção de uma bia vida, fazendo parte de um estilo de vida saudável e que inclui a prática de atividade física regular, a ausência do tabagismo e do consumo excessivo de álcool.

A população brasileira vem apresentando mudanças importantes no padrão alimentar, aumentando os fatores para doenças crônicas não degenerativas.

Inovações tecnológicas e organizacionais estão causando importantes mudanças no mercado de trabalho, seja na produção ou na sociedade como um todo, com reflexos que parecem ser bastante profundos. Isso é comprovado pelo aumento significativos da produtividade, levando uma nova relação homem/máquina, que faz surgir novos riscos para a saúde dos trabalhadores nos seus aspectos físico, mental e social, tendo influência principalmente no padrão alimentar. É outro tipo de relação que tem profunda repercussão sobre a vida e a saúde do trabalhador, especialmente em sua vida psicossocial, que afeta também a vida familiar e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com