TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Cálcio de vitamina D do cardápio oferecido em uma Instituição de Idosos da cidade de Manaus - Am

Por:   •  2/10/2019  •  Artigo  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

                  CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE (UNINORTE/LAUREATE)

ANDREZIANE LABORDA PINHEIRO

JELISON DO NASCIMENTO LIMA

RAILSON FERREIRA VIANA

 ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM

Manaus

2016

ANDREZIANE LABORDA PINHEIRO

JELISON DO NASCIMENTO LIMA

RAILSON FERREIRA VIANA

ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM

 

Trabalho de conclusão de curso para obtenção de diploma de bacharel em Nutrição, do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate).

 

                                                                        

                                    Orientadora: Msc Ana Paula Pinheiro Leão

Manaus

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

MATERIAIS E MÉTODOS        5

RESULTADOS E DISCUSSÃO         6

CONCLUSÃO         7

REFERÊNCIAS        5

 

ANÁLISE DE CÁLCIO E VITAMINA D DO CARDÁPIO OFERECIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE IDOSOS EM MANAUS-AM

Andreziane Laborda Pinheiro1; Jelison do Nascimento Lima2; Railson Ferreira Viana3; Ana Paula Pinheiro Leão4.

1Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.

2Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.

3Discente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.

4Mestre e Docente do curso de graduação em Nutrição, da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (UniNorte/Laureate), Manaus/Amazonas/Brasil.

RESUMO

        Este estudo teve como objetivo fazer uma análise de cálcio e vitamina D do cardápio oferecido em uma instituição de longa permanência (ILP) de idosos na cidade de Manaus-AM. O estudo foi transversal composto de 07 cardápios com 35 refeições. Para a análise do cálcio e vitamina D contidos na refeição servida, foi realizado uma análise por meio das tabelas de composição de alimentos. Os resultados de cálcio e vitamina D encontrados na refeição foram comparados com as recomendações da RDA (2000) e DRI´s (2000), para a população de idosos. Os resultados mostraram que há uma oferta dos micronutrientes analisados, porém o valor de cálcio está abaixo do que é recomendada, a vitamina D encontra-se com valores acima da RDA, porém não ultrapassando o valor máximo da UL. Conclui-se que a oferta dos micronutrientes analisados estão inadequados no cardápio servido na Instituição de Longa Permanência (ILP), na cidade de Manaus-AM. Os alimentos utilizados foram basicamente os mesmos, modificando apenas algumas preparações.

Palavras-Chave: Idosos. Alimentação. Micronutrientes. Cardápio.

INTRODUÇÃO

        A busca por instituições de longa permanência para idosos surge como uma alternativa para as famílias de baixa renda ou para idosos que perderam seus vínculos familiares. Porém, a mudança para a instituição impõe alterações na rotina diária dos idosos, sobretudo na área da alimentação, que podem acarretar modificações de hábitos alimentares e fragilizar a saúde destes indivíduos (SANTELLI et al., 2007).

A prevalência de idosos em Instituições de Longa Permanência (ILP) chega a 11% nos países em desenvolvimento e, no Brasil, esse percentual atinge 1,5%, o que demonstra a importância dessas instituições como centros de promoção, proteção e reabilitação da saúde de idosos, devendo, portanto, prezar pela satisfação tanto de familiares quanto dos institucionalizados (SILVA et al., 2010).

A população idosa é particularmente propensa a problemas nutricionais devido a fatores relacionados com as alterações fisiológicas e sociais, ocorrência de doença crônica, uso de medicações, problemas na alimentação comprometendo a mastigação, deglutição além de depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional (FREITAS, 2006).

A oferta de micronutrientes essenciais à saúde dos idosos como cálcio e vitamina D, por meio da alimentação pode ser prejudicada por múltiplos fatores, naturais do envelhecimento, e em especial em instituições de longa permanência, levando a graves quadros de osteoporose e consequentes fraturas, já que uma alimentação saudável com a oferta adequada dos micronutrientes como recomenda as DRI’s, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e pobres em gorduras saturadas pode não ser ofertada aos mesmos levando em conta os altos custos (VITOLO, 2008).

O cálcio e a vitamina D exercem um papel fundamental no organismo humano, e estão presentes em diversos processos no organismo dos seres vivos. Em geral, são responsáveis pela saúde e estrutura de ossos e dentes, necessário na contração muscular, trabalha na estabilização da frequência cardíaca, pressão arterial e ativa as enzimas que ajudam nas reações metabólicas, além de ativar hormônios e neurotransmissores (KRAUSE, 2011).

A nutrição adequada de micronutrientes como as vitaminas e minerais é essencial para todas as pessoas, mas especialmente para os idosos, porque estes apresentam maior risco para deficiência do que os adultos e jovens, e a modulação da nutrição está associada ao sucesso do envelhecimento (SILVIERIO, et al., 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com