TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica dos Minerais Calcio Fosforo Ferro Zinco

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES NORDESTE - FANOR

NUTRIÇÃO

ANA RAQUEL RODRIGUES

DEBORA CAVALCANTE

FERNANDA CAVALCANTE

JÉSSICA BANDEIRA

JÚLIA ALBUQUERQUE

MARINA MELO

ROBERTO SANTOS

WALITON PIRES

Trabalho de Bioquímica Aplicada à Nutrição

Cálcio, fósforo, ferro e zinco

     

Fortaleza/CE

2015

ANA RAQUEL RODRIGUES

DÉBORA CAVALCANTE

FERNANDA CAVALCANTE

JÉSSICA BANDEIRA

JÚLIA ALBUQUERQUE

MARINA MELO

ROBERTO SANTOS

WALITON PIRES

Trabalho de Bioquímica Aplicada à Nutrição

Cálcio, fósforo, ferro e zinco

Trabalho realizado pelo curso de Nutrição das Faculdades Nordeste como requisito parcial a complementação da nota de AP2 na disciplina de Bioquímica Aplicada à Nutrição.

Fortaleza/CE

2015

SUMÁRIO 

1. CÁLCIO __________________________________________

2. FÓSFORO ________________________________________

3. FERRO __________________________________________

4. ZINCO ___________________________________________

  1. Cálcio

• Absorção, transporte e armazenamento

O cálcio é absorvido por todas as partes do intestino delgado, mas a absorção mais rápida, após uma refeição, ocorre no duodeno mais ácido (pH < 7,0). A absorção é mais lenta no restante do intestino delgado devido ao pH alcalino, mas a quantidade de cálcio absorvida é significativamente maior nos seguimentos inferiores do intestino delgado, inclusive o íleo. O cálcio também pode ser absorvido no cólon, mas apenas em pequenas quantidades.

Essa absorção ocorre por dois mecanismos: (1) Transporte ativo, que funciona predominantemente em baixas concentrações luminais de íons cálcio. Esse mecanismo, principalmente no duodeno e no jejuno proximal tem capacidade limitada e é controlado através da ação de 1,25-di-hidroxivitamina D, que aumenta a captação de cálcio na borda em escova da célula mucosa intestinal por estimular a produção de proteínas ligadoras de cálcio (calbindinas) e outros mecanismos. (2) Transporte passivo ou transferência paracelular, que funciona em altas concentrações luminais de íons de cálcio. O mecanismo é insaturável e independente de vitamina D, ocorrendo por toda a extensão do intestino delgado.

Quanto maior a necessidade e/ou menor o fornecimento dietético, mais eficiente é a absorção de cálcio. As necessidades aumentadas durante o crescimento, gravidez, lactação e estados deficientes em cálcio, assim como durante níveis de exercícios que resultam em alta densidade óssea, intensificam a absorção de cálcio.

Fatores como a baixa ingestão de vitamina D ou a exposição inadequada à luz solar reduzem a absorção, especialmente nos idosos. A eficiência da produção de vitamina D nos idosos é menor do que nos jovens.

O cálcio é mais bem absorvido no meio ácido, por essa absorção apenas ocorrer se o mesmo estiver na forma iônica. Ingerir o suplemento de cálcio com uma refeição melhora a absorção, especialmente em idosos.

A não absorção ocorre se o cálcio for precipitado por um outro constituinte dietético tal como oxalato ou se ele formar sabões com ácidos graxos livres. As formas não absorvidas (ácido oxálico e ácido fítico) são excretadas nas fezes como oxalato de cálcio e sabões de cálcio.

Em relação à biodisponibilidade, as medicações podem afetá-la ou aumentar a excreção de cálcio, onde ambas podem contribuir para a perda óssea.

No que diz respeito ao fosfato na dieta, a absorção de cálcio na dieta parece não ser afetada pela quantidade, a não ser que a ingestão de fosfato seja muita alta ou pela proporção cálcio/fósforo.

Excreção renal. A excreção urinária de cálcio varia durante todo o ciclo da vida, sendo frequentemente baixa durante os períodos de rápido crescimento do esqueleto. A alta ingestão de sódio contribui para a menos reabsorção renal de cálcio e maiores perdas urinárias de cálcio.

Perdas cutâneas. As perdas dérmicas de cálcio ocorrem com a esfoliação da pele e transpiração.

Cálcio Sérico. Consiste em três frações distintas: cálcio livre ou ionizado; complexos entre cálcio e ânios, e cálcio que está ligado a proteínas, primariamente a albumina.

Regulação do Cálcio Sérico. O excesso de hormônios como os glicocorticoides, leva à perda óssea, particularmente de osso trabecular devido a absorção de cálcio prejudicada através dos mecanismos ativo e passivo. Nas mulheres, o equilíbrio ósseo normal requer concentrações séricas de estrógeno, durante a menopausa, é um importante fator contribuinte para a reabsorção óssea. A taxa de reabsorção óssea torna-se mais lenta no tratamento com estrógeno em mulheres na pós-menopausa.

• Funções

        As funções do cálcio são diversas, onde dentre elas está o ganho de massa e de densidade ósseas na infância e na adolescência, sendo de suma importância para as meninas, pois com o acúmulo dessa massa óssea, as mesmas têm uma proteção a mais contra a osteoporose após a menopausa. É importante que nessa fase se obtenham quantidades suficientes de cálcio para manter a estrutura óssea em boas condições e suprir o PTH (Hormônio da paratireoide).

        Possui funções importantes nas células e em outros tecidos, porém pequenas quantidades são necessárias para todas as outras funções celulares e extracelulares. Além disso, influencia as funções de transporte de membranas celulares, a transmissão de íons através das membranas das organelas celulares, a liberação neurotransmissores, e a liberação ou ativação de enzimas intra e extracelulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com