TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS DA SAÚDE PÚBLICA EM PORTUGAL

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

CARACTERISTICAS DA SAÚDE PÚBLICA EM PORTUGAL

O sistema público em Portugal é excelente em atendimento, são bem equipados, são chamados de centros de saúde onde são atendidos os que não urgente.

A saúde em Portugal não é gratuito é pago a consulta, 5£ as consultas de rotina e 20£ as de emergência, somente para casos de cirurgia, atendimentos graves e doenças graves  não são cobradas.

Todos os prontuários são digitalizados e estão disponíveis para ser visualizado em qualquer hospital de Portugal.

A receita médica vem com um código de barras para que o paciente possa comprar seu remédio com desconto de até 90% com participação do governo.

Caso precise de um clinico geral você não terá problema em ser atendido rapidamente, mas caso necessite de um médico da família que é um clinico geral designado para assistir toda a família, poderá ficar na fila de espera, mas o bom é que neste período você não ficará sem assistência, pois o clinico geral fará o atendimento. É o médico da família que fornece guia de encaminhamento caso necessite realizar exames ou de um especialista e se ele encaminhar para um hospital particular pagará o mesmo valor para fazer os exames em hospital publico.

Os agrupamentos de centros de saúde pública em Portugal prestam assistências de saúde primárias às pessoas que moram na região. Cada ACES congrega diversos centros de saúde e cada um geralmente cobre a área de um município. Eles podem possuir uma ou mais extensões de saúde fora da sua sede. Os centros de saúde são responsáveis também por atender, com médicos e enfermeiros, os postos médicos públicos, mantidos por juntas de freguesia.

Os estabelecimentos hospitalares prestam cuidados de saúde diferenciados. A maioria dos hospitais públicos integra os centros hospitalares, que congregam e administram diversas unidades hospitalares que estão na mesma cidade ou região.

O Sistema Nacional de Saúde (SNS) também possui convenções com entidades privadas, que prestam cuidados complementares de saúde aos utentes.

REFERÊNCIAS

 CARVALHO Carolina; Guietierrez Erick; SAÚDE PÚBLICA EM PORUGAL: COMO FUNCIONA, PREÇO, QUALIDADE DO SERVIÇO; março, 2019; Eurodicas; disponível em: https://www.eurodicas.com.br/saude-publica-portugal/; acesso em > 22 agot 2019;

FATOS RELEVANTES DA SAUDE PUBLICA NO BRASIL

1920- Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, reestruturou o Departamento Nacional de Saúde, então ligado ao Ministério da Justiça e introduziu a propaganda e a educação sanitária na técnica rotineira de ação, inovando o modelo companhista de Oswaldo Cruz que era puramente fiscal e policial .  Criaram-se orgãos especializados na luta contra a tuberculose, a lepra e as doenças venéreas. A assistência hospitalar, infantil e a higiene industrial se destacaram como problemas individualizados. Expandiram-se as atividades de saneamento para outros estados, além do Rio de Janeiro e criou-se a Escola de 6 Enfermagem Anna Nery.

1923- Em função das péssimas condições de trabalho existentes e da falta de garantias de direitos trabalhistas, o movimento operário organizou e realizou duas greves gerais no país, uma em 1917 e outra em 1919. Através destes movimentos os operários começaram a conquistar alguns direitos sociais, assim que, em 24 de janeiro de 1923, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Eloi Chaves, marco inicial da previdência social no Brasil. Através desta lei foram instituídas as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP’s).

- Em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, com desintegração das atividades do Departamento Nacional de Saúde Pública (vinculado ao Ministério da Justiça), e a pulverização de ações de saúde a outro diversos setores como: fiscalização de produtos de origem animal que passa para o Ministério da Agricultura (1934); higiene e segurança do trabalho (1942) que vincula-se ao Ministério do Trabalho.

1949- Em 1949 foi criado o Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU) mantido por todos os institutos e as caixas ainda remanescentes.

Em 1953 foi criado o Ministério da Saúde, o que na verdade limitou-se a um mero desmembramento do antigo Ministério da Saúde e Educação sem que isto significasse uma nova postura do governo.

Em 1956, foi criado o Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERU), incorporando os antigos serviços nacionais de febre amarela, malária, peste.

Em 1960 foi promulgada a lei 3.807, denominada Lei Orgânica da Previdência Social, que veio estabelecer a unificação do regime geral da previdência social, destinado a abranger todos os trabalhadores sujeitos ao regime da CLT, excluídos os trabalhadores rurais, os empregados domésticos e naturalmente os servidores públicos e de autarquias e que tivessem regimes próprios de previdência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com