TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização dos carboidratos

Por:   •  8/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

25\08\2015- Aula pratica no laboratório- Laboratório multifuncional

Caracterização de Carboidratos

Objetivo: Identificar a presença de hidroxilas heterosídicas livre nas estruturas de carboidratos. Diferenciar estruturalmente os carboidratos quanto ao número de oses presente na estrutura. Diferenciar estruturalmente os carboidratos quanto ao grupamento químico principal.

Matérias:

 Soluções Glicose 1% e Sacrose 1%

 Reativo de Benedict

 Aquecedor

 Becker

 Garra de madeira

 Soluções Glicose 1% e Lactose 1%

 Reativo de Seliwanoff

 Reativos de Barfoed

 Estante com tubos de ensaio

 Pipetas graduadas

Procedimentos: No Tubo 1 colocar 0,5 mL de glicose (1%) e no tubo 2 colocar 0,5 mL de sacarose (1%). Adicionar aos tubos: 5 mL de reativo de Benedict e ferver em banho-maria até aparecimento do precipitado. Retirar e observar a coloração desenvolvida nos tubos. A reação é positiva quando aparece um precipitado vermelho- tijolo. No tubo 3 colocar 0,5 mL de glicose (1%) e no tubo 4 colocar 0,5 mL de lactose (1%). Adicionar aos tubos 5 mL do reativo de Barfoed e ferver em banho-maria. Retirar e observar a coloração desenvolvida nos tubos. A reação é positiva quando aparece um precipitado vermelho-tijolo. No tubo 5 colocar 0,5 mL de glicose (1%) e no tubo 6 colocar 0,5 mL de frutose (1%). Adicionar aos tubos, 5 mL do reativo de Seliwanoff Barfoed e ferver em banho-maria. Retirar e observar a coloração desenvolvida nos 3 tubos. A reação é positiva quando surge a coloração vermelho-cereja.

Relatório da Pratica

Na aula pratica com a professora Rosanny Reis, falou sobre os carboidratos, do que eles são compostas, a importância deles no nosso organismo, os três tipos de carboidratos. Os mais importantes e presentes na alimentação: glicose, frutose e galactose. A sala foi dividida em grupos e foi realizado experiências sobre as classificações dos carboidratos. Na primeira etapa foi a reação de benedict, colocando em um tubo de ensaio a glicose e em outro tubo colocando a lactose. Para que houvesse a alteração da coloração nos tubos, a que continha a glicose resulto na cor vermelho (tijolo), essa reação ocorreu porque a glicose é redutora e deu elétrons. Na segunda etapa, foi a reação de barfoed, que era para diferenciar os monossacarídeos de dissacarídeos. Novamente foi colocado a glicose e lactose, em novos tubos de ensaio, agora aplicando reativo de barfoed. A reação foi positiva no tubo que continha a glicose, precipitando um pouco para o vermelho tijolo, mas o que predominou foi o azul. A glicose reagiu com o bafoed, causando uma desidratação da própria glicose. Já a lactose, não muda, porque ela não é monossacarídeo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com