TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior Ciências Contábeis

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Doença Toxoplasmose

Agente Etiológico Toxoplasma gondii

Hospedeiros Gatos e felinos

Intermediários

(Homens e outros animais mamíferos, carneiros, porcos e aves).

Vetor biológico Heterogênico se desenvolve em duas fases extintas sexuadas: ocorre nas células do epitélio intestinal de gatos jovens não imunes e assexuadas ocorre nos linfonodos e nos tecidos de vários hospedeiros.

Veículo Fezes do gato contaminado, verduras e carnes.

Reservatório Os hospedeiros definitivos são os gatos e outros felinos que se contaminam pela ingestão de mamíferos.

Modos de Transmissão Ingestão de oocistos de gatos jovens presentes em jardins, caixas de areia, caixas de lixo, baratas, moscas, minhocas, mãos sujas levadas a boca, ingestão de carne crua ou mal cozida infectada por cistos, ingestão de taquizoitos em leites contaminados, saliva, deposição de taquizoitos na mucosa vaginal junto com o esperma.

Profilaxia Não se alimentar de leite cru de qualquer animal, controlar a população de gatos vadios, exames pré-natal. Toxoplasmose congênita ou pré-natal na fase aguda pode ocorrer abortos, partos precoces, criança nascer normal e adquirir a doença posteriormente, anemia, lesão ocular, edema, calcificações cerebrais e óbito; pós-parto depende da carga do parasita e localização.

Diagnóstico Clínico A grande maioria das infecções por Toxoplasma passa despercebida, pois são assintomáticas e auto limitadas.

Diagnóstico Laboratorial Baseia-se nos sinais clínicos e pela confirmação através de estudos sorológicos, pela demonstração do agente em tecidos ou líquidos corporais pela biópsia ou necropsia ou pela identificação do agente em animais ou através do cultivo de material. Aumentos dos níveis de anticorpos apontam para infecção ativa. A presença de IgM específico ou aumento dos títulos de IgG em soro sequencial de crianças é evidencia conclusiva de infecção congênita. Altos níveis de anticorpos IgG podem persistir por anos não significando atividade da doença. Pode-se detectar material genético do parasita por técnicas de biologia molecular, principalmente nas infecções congênitas no útero.

Tratamento A toxoplasmose pode ser tratada tanto em humanos quanto em animais e, com a utilização de medicamentos, receitados pelo profissional competente, é possível evitar a progressão da doença. A necessidade e o tempo de tratamento são indicados levando em consideração o estado imune do indivíduo e os órgãos afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com