TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Umidade Secagem em Estufa a 105° C

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  8.853 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Determinação de Umidade Secagem em Estufa a 105° C

Introdução
Nesta experiência realizada utilizamos o método de secagem para determinar a umidade no alimento selecionado, que no caso é a bolacha de maizena, na qual trituramos, pesamos e colocamos na estufa.

Objetivos
Determinar a porcentagem de umidade no alimento selecionado.

Materiais e Reagentes, Métodos
Pilão, almofariz, bolacha de maizena, cadinho de porcelana, garra metálica, espátula, balança analítica, estufa, dessecador.

Resultados
Número do cadinho: 02

Peso do cadinho: 22,2254
Peso da amostra úmida: 5,0010                                                  pL: 27, 2264
Peso da amostra seca: 27,2239                                                   pF: 27, 2239

% = 100x (27,2264 – 27,2239) /5,0010
% = 100x (0,0025) /5,0010
% = 0,25

Análise dos Resultados / Discussão dos Resultados
Após a dessecagem foi realizada a segunda pesagem, na qual obtemos um peso menor, encontrando então a conteúdo consequentemente mais seco, o que já era esperado.
De acordo com nossa pesquisa entre os demais grupos, descobrimos diversos resultados diferentes do nosso, como pode notar, em nosso cálculo a amostra perdeu a umidade, porem a da maioria dos outros grupos a umidade aumentou, o que fez com que ficássemos em dúvida e procurasse respostas. Não notamos nenhum tipo de resultado discrepante.


Questões

  1. É importante para manter qualidade na conservação, armazenamento e na sua comercialização.
  2. O conteúdo de umidade afeta as propriedades físicas de uma sustância, como o peso, a densidade, a viscosidade e muitas outras. Para determinar este conteúdo de umidade se utiliza técnicas químicas, como a de perda na secagem. A determinação da atividade de água permite a reprodução microbiana, podendo garantir embalagem e as condições de armazenamentos adequados, valorizando o produto, economicamente. O produto com atividade de água determinada pode apresentar maior qualidade e rendimento, melhor preservação e tempo de vida. A diferença entre umidade e presença de atividade de água num produto pode ser observada através de uma força motriz, que proporciona o transporte da água livre de um ponto de atividade de água mais intensa, para outro ponto em que a atividade de água seja reduzida, mesmo que ambos encontram-se com teor de umidade igual.
  3. Água ligada: fica em volta de um determinado nutriente do alimento, considerando isso, por ex: Na (sódio), encontramos uma fina camada de água, ligada a esse nutriente. A conservação do alimento neste caso é maior, pois não haverá deterioração e não desidratará.
    Água livre: corresponde a 95% do total de água nos alimentos, e é a água que será encontrada mais na superfície do alimento, esta água á uma ligação fraca ao nutriente, separando facilmente caso haja alguma alteração de temperatura, sendo assim, desidrata e ocorrem reações de deterioração.
  4. Quando a atividade de água (Aw) em um determinado alimento, esta livre, fica mais fácil para o desenvolvimento de microorganismos, ele utiliza a água e seus nutrientes encontrados nela para sobreviver e se proliferar, acontecendo assim á deterioração.

Conclusão
Concluímos que com essa experiência a água não é só uma fonte de vida para nós seres vivos, mas também para os microorganismos, havendo decomposição nos alimentos, pois utilizam seus nutrientes para fazer a proliferação de sua espécie.  


Bibliografia

http://www.osabetudo.com/bromatologia-aula-2-tipos-de-agua-e-suas-propriedades/

www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Umidade-Em-Alimentos/109712.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com