TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LIPIDIOS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  5.139 Visualizações

Página 1 de 3

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LIPÍDEOS

Prática 01: Extração do colesterol da gema do ovo.

Esta prática consiste em caracterizar, separar ou identificar o lipídeo consistente na gema do ovo.


        Inicialmente a Docente introduziu a aula prática falando sobre os lipídeos e suas ligações de solubilidade em solventes orgânicos (clorofórmio, éter, etc). Abordou também, algumas funções que os lipídeos desempenham em nosso organismo e em seguida, a mesma, explicou sobre o que é a reação de Lierbmann-burchard. Sua composição com a adição de anidrido acético mais ácido sulfúrico, resultando em um complexo esverdeado, originando então um derivado sulfônico de colesterileno.

Materiais utilizados na aula prática:

  • 1 Papel de filtro
  • 1 Funil
  • 1 Bastão de vidro
  • 2 Pipetas graduadas
  • 2 Beckers
  • SOLUÇÕES: Gema de ovo, anidrido acético, acetona, clorofórmio e ácido sulfúrico.

Procedimentos realizados:

No Becker 01 que estava a gema do ovo, adicionamos 8mL de acetona.Posteriormente, pegamos o bastão de vidro e fizemos o procedimento de homogeneização, misturando até o material estar totalmente aglutinado. No funil, colocamos o papel filtro e em seguida despejamos o material aglutinado, para que pudesse descer toda parte liquida para o Becker 02.

Obs 01: Neste momento, os lipídeos que estavam na gema do ovo foram totalmente separados de outras partes orgânicas contidas na gema. Isso aconteceu devido a ligação apolar que a acetona fez com o lipídeo.

Percebemos que no Becker 01, ficou alguns vestígios sólidos do material. Então, colocamos mais 6mL de acetona e misturamos novamente até ficar homogêneo. Em seguida, filtramos novamente o material para que pudéssemos extrair o máximo de lipídeos da gema do ovo. A parte sólida foi desprezada.

Em outro momento, ligamos o aquecedor elétrico e colocamos o material filtrado para que a acetona contida na solução evaporasse. Posteriormente, o Becker estando frio, colocamos 2mL de clorofórmio para que fosse dissolvido o lipídeo. Em seguida,levamos a solução até a capela do laboratório para acrescentar 2mL anidrido acético e quatro gotas de ácido sulfúrico através da pipeta. Finalizamos a solução homogeneizando lentamente e o resultado desta mistura foi a coloração esverdeada, significando a presença de colesterol=positivo.

Obs 02:A cor deve-se ao grupo hidroxilo (-OH) do colesterol que reage com os reagentes (ácido sulfúrico e Anidrido acético). Também ao aumento da conjugação da saturação no anel fundido adjacente.

Aula realizada no laboratório funcional 1 no dia 11 de setembro do decorrente ano.

QUESTIONAMENTOS

1. Quais os componentes do filtrado?

O resultado do filtrado de ovo e acetona, é o a acetona junto ao colesterol, ficando no filtro os outros componentes do ovo.

2. Qual a função do clorofórmio na reação?

O clorofórmio tem função de solvente, sendo que o iodo é pouco solúvel em solução aquosa.Então o clorofórmio faz esse papel no lugar da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (705.6 Kb)   docx (620.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com